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dc.contributor.advisorIndursky, Fredapt_BR
dc.contributor.authorGuimarães, Ivana Maria Salum Acunhapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:18:17Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/1811pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata da análise do discurso pedagógico do Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Metodologicamente, o texto está dividido em três partes. Na primeira parte, é apresentado o quadro conceitual da Escola Francesa de Análise de Discurso, a qual fundamenta a análise. A segunda parte do trabalho trata dos procedimentos metodológicos que sustentam e organizam a análise do corpus discursivo. A terceira parte examina o funcionamento do discurso pedagógico, particularmente, o funcionamento que faz desse discurso, um discurso diferente em relação ao discurso pedagógico dominante: a inserção do discurso-outro (o discurso pedagógico dominante, o discurso da Educação Popular e o discurso político do MST) no discurso de referência; o estabelecimento de redes de filiação de sentido com discursos marginalizados, “abafados” pelo discurso pedagógico dominante; a ruptura com o discurso pedagógico tradicional, através do funcionamento discursivo da determinação discursiva produzida por orações relativas, adjetivos, sintagmas preposicionais,os quais produzem um efeito de sobredeterminação discursiva a fim de produzir um efeito de reorientação/movimentação nos sentidos fixados/ cristalizados por esse discurso. E, finalmente, a produção do novo, no universo semântico pedagógico, construído pelo Discurso Pedagógico do MST.pt_BR
dc.description.abstractIl s’agit d’une dissertation sur l’analyse du discours pédagogique du Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Méthodologiquement, le texte est divisé em trois parties. Dans la première partie, il présenté le cadre conceptuel de l’École Française d’Analyse de Discours, qui est à la base de l’ analyse. La deuxième partie traite des procédures méthodolgiques qui soutiennent l’analyse du corpus discursif. La troisième partie interroge le fonctionnement du discours pédagogique du MST, plus particulièrement, le fonctionnement qui lui rend un discours différent du discours pédagogique dominant: l’insertion du discours-autre (le discours dominant, le discours de l’Education Populaire et le discours politique du MST); l’établissement de reseaux de filiations de sens avec discours marginalisés (le discours pédagogique du Mouviment Ouvrier de la Première Republique), étoufés par le discours pédagogique dominant; la rupture avec le discours pédagogique traditionnel, à travers la determination discursive produit par les propositions relatives, adjectifs et sintagmes prepositionnels, lesquels produisent un efect de sobredétermination discursive afin de produire un effect de réorientation/mouviment de sens fixes/cristalisés par ce discours; et finalemente, la produition du neuf, dans l’univers pédagogique, par ce Discours pédagogique du MST.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terrapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleOcupar, resistir e produzir também na educação : análise do discurso pedagógico do MSTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000308857pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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