Análise da temática radioatividade nos livros didáticos de química do PNLD 2015
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho analisa qualitativamente a abordagem dos conteúdos de radiações e de radioatividade de três livros didáticos de química, contendo, cada um, três volumes, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD 2015). A partir da leitura detalhada de cada obra, estas temáticas foram identificadas em assuntos previsíveis, como modelos atômicos e fontes de energias, e também em áreas da química que não se esperava, como alimentos, abordados em química orgânica, e classificaç ...
Este trabalho analisa qualitativamente a abordagem dos conteúdos de radiações e de radioatividade de três livros didáticos de química, contendo, cada um, três volumes, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD 2015). A partir da leitura detalhada de cada obra, estas temáticas foram identificadas em assuntos previsíveis, como modelos atômicos e fontes de energias, e também em áreas da química que não se esperava, como alimentos, abordados em química orgânica, e classificação de resíduos, inseridos na seção que trata de sistemas materiais e processos de separação de misturas. A análise revelou categorias emergentes, além das categorias previamente estabelecidas. Observou-se que os livros em geral não induzem o aluno a uma visão negativa ou preconceituosa sobre a radiação e radioatividade. Pelo contrário, propiciam a construção de uma opinião individual, por colocarem tanto os aspectos positivos como os negativos na utilização da radioatividade, tais como: recurso energético, medicina, alimentos e acidentes nucleares. Além disso, todos os livros apresentaram tanto o uso da radioatividade como fonte de energia alternativa quanto os acidentes nucleares já ocorridos no mundo. De acordo com alguns critérios utilizados pelo PNLD 2015, a análise das três obras revelou que apresentam uma abordagem rica em informações atuais, contextualizada, com propostas diferenciadas em relação às atividades de ensino (projetos em grupo, experimentos e debates, entre outros) e que são semelhantes em relação à preocupação com o meio ambiente. ...
Abstract
This paper qualitatively analyzes the approach of the radiation and radioactivity subjects of three chemistry textbooks, each with three volumes, appointed by National Program of Textbook 2015 (PNLD 2015). From the detailed reading of each book, these themes were identified in predictable subjects, such as atomic models and energy sources. They were also found in unexpected chemistry areas, such as food, in the organic chemistry subject, and residue classification, in material systems and mixtu ...
This paper qualitatively analyzes the approach of the radiation and radioactivity subjects of three chemistry textbooks, each with three volumes, appointed by National Program of Textbook 2015 (PNLD 2015). From the detailed reading of each book, these themes were identified in predictable subjects, such as atomic models and energy sources. They were also found in unexpected chemistry areas, such as food, in the organic chemistry subject, and residue classification, in material systems and mixtures separation processes. Analysis has revealed emerging categories as well as previously expected ones. It has been observed that these books in general do not induce the student to a negative or prejudiced view on radiation and radioactivity. On the contrary, they favor the construction of an individual opinion, by placing both positive and negative aspects in the use of radioactivity, such as: energy resources, medicine, food and nuclear accidents. In addition, all the books presented both, the use of radioactivity as an alternative energy source and the nuclear accidents already occurring in the world. According to some criteria used by the PNLD 2015, the analysis of the three works revealed that they present a rich, current, contextualized approach with unique proposals in relation to teaching activities (group projects, experiments and debates, among others), and are similar in their concern for the environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
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TCC Química (614)
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