Projeto Ampli@r : a inclusão digital no Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre

View/ Open
Date
2005Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
Este estudo aborda a questão da inclusão digital, através da análise das práticas de gestão em recursos humanos, proposta pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre DMAE a servidores de baixa escolaridade, inicialmente como uma extensão do ensino fundamental e, logo em seguida, como opção de entrada para o mundo digital a servidores de recursos financeiros limitados. A continuidade da alfabetização escolar através do ensino básico de informática foi a tentativa de resgate des ...
Este estudo aborda a questão da inclusão digital, através da análise das práticas de gestão em recursos humanos, proposta pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre DMAE a servidores de baixa escolaridade, inicialmente como uma extensão do ensino fundamental e, logo em seguida, como opção de entrada para o mundo digital a servidores de recursos financeiros limitados. A continuidade da alfabetização escolar através do ensino básico de informática foi a tentativa de resgate dessas pessoas, excluídas socialmente em seu próprio ambiente de trabalho, e a possibilidade da descoberta de novas oportunidades de informação e de conhecimentos gerais, conectando-as ao mundo da informação em tempo real. Assim, procurou-se resgatar a experiência do projeto após sua efetiva implementação, e também compreender como a proposta de inclusão digital da organização se consolidou na prática. Além dos alunos, o gestor de RH, as idealizadoras e os professores do projeto contribuíram para conclusão desse trabalho. Ao final da análise, são propostas algumas ações para a continuidade do Projeto Ampli@r, sua relevância para a organização e para a qualificação dos seus servidores. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
