Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCanabarro, Lúcio Kerberpt_BR
dc.contributor.authorNeutzling, Marilda Borgespt_BR
dc.contributor.authorRombaldi, Airton Josept_BR
dc.date.accessioned2018-08-01T02:40:52Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn2317-1634pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180914pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamento de intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento de professores neste aspecto. Objetivo: verificar, através de um estudo transversal, o nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico que atuam na zona urbana da cidade de Pelotas - RS. Método: estudo de caráter censitário, que utilizou o IPAQ (International Physical Activity Questionnarie) longo para verificação do nível de atividade física no lazer destes profissionais. Resultados: 188 professores responderam o questionário, 61,3% do sexo feminino, 55,4% concluíram pós-graduação e 56,4% foram classificados como ativos no lazer. O nível de atividade física no lazer, na análise ajustada, apresentou associação inversa com tabagismo (p=0,04) e direta com autopercepção de saúde (p=0,001). Conclusão: os professores apresentaram um nível de atividade física no lazer superior aos encontrados na população de Pelotas e não demonstraram os mesmos fatores de risco para inatividade física que a população em geral.pt
dc.description.abstractIntroduction: To estimate the level of physical activity is important for planning interventions, however there are few studies that investigate the teacher´s behavior in this aspect. Objective: the aim of this study was to verify, through a cross-sectional study, the level of physical activity of primary school and high school physical education teachers working in the urban area of the city of Pelotas, southern Brazil. Method: a census study, using the IPAQ long to check the level of physical activity in the leisure of these professionals. Results: 188 teachers answered the questionnaire, 61.3% females, 55.4% completed post graduation studies and 56.4% were classified as active in leisure-time. The level of physical activity during leisure time, in the adjusted analysis, presented inverse association with smoking (p=0.04) and direct with health’s self-perception (p=0.001). Conclusion: The teachers presented a level of leisure time physical activity considered higher than those found in the population of Pelotas and have not shown the same risk factors for physical inactivity when compared with the population in general.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de atividade física e saúde. Londrina. Vol. 16, n. 1 (jan./mar. 2011), p. 11-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectExercíciopt_BR
dc.subjectLeisure time physical activityen
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.titleNível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básicopt_BR
dc.title.alternativeLeisure time physical activity level of primary and secondary school physical education teachers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000827048pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples