Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSouza, Donaldo Bello dept_BR
dc.contributor.authorBatista, Neusa Chavespt_BR
dc.date.accessioned2018-07-28T02:46:04Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180699pt_BR
dc.description.abstractEm 2012, o Plano de Ações Articuladas (PAR) deixa de limitarse ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, ascendendo à condição de política de Estado. Apoiado na análise dos estudos teóricoempíricos que versam sobre a avaliação do PAR na esfera municipal, publicados no período 2007-2012, o presente artigo visa ao delineamento de alguns dos desafios postos ao desenvolvimento da atual política nacional PAR. Observa que a prestação de assistência técnica e financeira por parte do MEC tem sido crescente e consensualmente ajuizada como deficitária, acarretando interrupção de um elevado número de ações desencadeadas pelos municípios, com impactos mais expressivos na dimensão correspondente à formação inicial e continuada de professores (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e demais profissionais da educação, quadro agravado por grandes debilidades locais, em especial as decorrentes dos elevados déficits de qualificação de pessoal técnico e de infraestrutura.pt_BR
dc.description.abstractStarting from 2012, The Plan of Articulated Actions (PAR) is no longer limited to the Plan of Goals All for Education, ascending to the condition of State policy. Supported in the analysis of empiricaltheoretical studies that approach the evaluation of PAR in the municipal sphere, published from 2007-2012, this paper aims to outline some of the challenges posed to PAR current national policy’s development. It observes that the maintenance and financial support from MEC has been increasingly and consensually judged as deficient, bringing as a result, interruption of an elevated rate of actions unchained by municipalities. The lack of financial support has more expressive impacts in the dimension of initial and continuing teacher professional development (Infantile Education and Elementary Education) and other education professionals, an aggravated scenario due to local fragilities, especially the ones caused by technical qualification and infrastructure’s elevated deficits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 32, n.1 (jan./mar. 2016), p. 105-131.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPlan of articulated actionsen
dc.subjectPlan of education developmenten
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPlan of goals all for educationen
dc.titleBalanço das avaliações municipais do plano de ações articuladas : desafios atuais ao desenvolvimento da política nacional PARpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001058596pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem