A histeria na literatura brasileira na passagem para a modernidade (1870-1910)
Fecha
2016Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho analisa a presença da histeria na literatura brasileira, a saber, em três obras: O perdão, de Andradina de Oliveira, O Hóspede, de Pardal Mallet, e O Marido da Adúltera, de Lúcio de Mendonça. Parte-se da análise sobre a presença da histeria no romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, realizada por Maria Rita Kehl. De acordo com Kehl, há um deslocamento no papel feminino, acentuado na virada do século, mas que é percebido desde Flaubert. Esse deslocamento no Brasil acontec ...
O presente trabalho analisa a presença da histeria na literatura brasileira, a saber, em três obras: O perdão, de Andradina de Oliveira, O Hóspede, de Pardal Mallet, e O Marido da Adúltera, de Lúcio de Mendonça. Parte-se da análise sobre a presença da histeria no romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert, realizada por Maria Rita Kehl. De acordo com Kehl, há um deslocamento no papel feminino, acentuado na virada do século, mas que é percebido desde Flaubert. Esse deslocamento no Brasil acontece com certas particularidades, que também são objeto deste estudo. O trabalho divide-se em cinco capítulos. No primeiro é feita a explanação sobre a transformação provocada e vivida pela sociedade burguesa europeia, e exemplificada pela protagonista de Flaubert. No segundo, é feita uma exposição sobre a particularidade do Brasil em finais do século XIX e como isso reverberou na literatura. No terceiro e quarto parte-se para a análise das fontes primárias supracitadas. O quinto aborda a histeria como instrumento de controle feminino e o discurso médico no Brasil, com o exemplo de algumas histéricas ''reais'', e como se relacionam com suas paralelas na literatura. ...
Abstract
The present work is an analysis of hysteria in Brazilian literature, particularly in 3 novels: O Perdão (Forgiveness), by Andradina de Oliveira; O Hóspede (The Guest), by Pardal Mallet; and O Marido da Adúltera (The Husband of the Adulteress), by Lúcio Mendonça. I start from Maria Rita Kehl's analysis on the presence of hysteria in Gustave Flaubert's Madame Bovary. According to Kehl, women's role changes widely at the turn of the 19th century to the 20th, however, it can already be perceived in ...
The present work is an analysis of hysteria in Brazilian literature, particularly in 3 novels: O Perdão (Forgiveness), by Andradina de Oliveira; O Hóspede (The Guest), by Pardal Mallet; and O Marido da Adúltera (The Husband of the Adulteress), by Lúcio Mendonça. I start from Maria Rita Kehl's analysis on the presence of hysteria in Gustave Flaubert's Madame Bovary. According to Kehl, women's role changes widely at the turn of the 19th century to the 20th, however, it can already be perceived in Flaubert's work. This change also took place in Brazil, with certain particularities, which are also studied here. The present work is divided in five chapters. In the first one, I explain the transformation European burgouis society went through, as exampled by Flaubert's main character. In the second chapter, I discuss Brazil's particularites at the end of the 19th century and how it showed in literature. In the third and fourth ones, I analyse the 3 afore mentioned novels. The fifth chapter focuses on hysteria as a means for control over women, as well as medical discourse in Brazil, including examples of "actual" hysteric women and how they can be related to the ones in literature. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Colecciones
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