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dc.contributor.authorBatista, Bruno Nunespt_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2018-07-13T02:24:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0104-5490pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180479pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute um dos elementos mais presentes nos textos pedagógicos da Geografia: a queda. Procura enfatizar que o denuncismo subjacente à Geografia que se faz na escola não é recente. Nesse sentido, certos arquivos, presentes no periódico Boletim Geográfico (1943-1978) permitem identificar algumas das raízes para entender por que, ainda hoje, escreve-se com determinadas normas, e com um dado jeito. O texto divide-se da seguinte maneira: primeiro, comenta sobre a análise de discurso à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault. Na sequência, a partir do conceito de arquivo, compartilha fragmentos de textos sobre ensino de Geografia publicados entre a primeira e o início da segunda metade do século XX que descrevem o estado dessa disciplina escolar – e o resultado beira a catástrofe. Por último, insere tais ditames no interior da Modernidade, um período epistêmico que ajuda a pensar contemporaneamente as práticas pedagógicas. No meio disso tudo, uma singular constatação: a extinção da Geografia na Escola Básica.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses one of the most present elements in the pedagogical texts of Geography: the fall. It tries to emphasize that the denunciation underlying Geography that is made in the school is not recent. In this sense, certain archives, present in the periodical Geographical Bulletin (1943-1978) allow us to identify some of the roots to understand why, even today, it is written with certain norms, and with a given way. The text is divided as follows: first, it comments on discourse analysis in the light of Michel Foucault's archeology of knowledge. Following on from the archive concept, it shares fragments of Geography teaching texts published between the first and the beginning of the second half of the twentieth century that describe the state of this school subject - and the result is catastrophic. Finally, it inserts such dictates within modernity, an epistemic period that helps to think abaut the present pedagogical practices. In the middle of all this, a singular realization: the extinction of Geography in the Basic School.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de geografia. UFPE/DCG-NAPA, Recife. Vol. 35, n. 1 (2018), p. 225-242pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTeaching geographyen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSpeechen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectFoucauldian studiesen
dc.subjectOrder of geoschool speechen
dc.titleA geografia do mal : um arquivo à sombra do denuncismopt_BR
dc.title.alternativeGeography of evil: a denouncement fileen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001067803pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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