Resquícios humanos em corpos pixelados : sobre a potência desnaturalizante de sexo/gênero em avatares de jogos digitais
dc.contributor.author | Goulart, Lucas Aguiar | pt_BR |
dc.contributor.author | Nardi, Henrique Caetano | pt_BR |
dc.contributor.author | Hennigen, Ines | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-12T02:26:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-0844 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180407 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute as expressões de gênero e sexualidade que marcam os corpos dos avatares em meios virtuais, tendo como foco principal os jogos digitais. Apontamos a figura do avatar como o diferencial dos jogos digitais em relação às outras formas de mídia interativa, sendo essa figura entendida como a própria apresentação do/a interator/a nestes meios, logo, central para sua experiência. Trabalhamos com a hipótese de que um corpo composto por pixels, uma unidade virtual, desloca os referenciais modernos relativos a um corpo biologicamente marcado. Tal capacidade pode ser entendida, neste contexto, como potencialmente alternativa aos corpos gendrados a partir de uma matriz heteronormativa que os constitui como diádicos e em oposição. Entretanto, mesmo que tenhamos localizado nesses corpos virtuais “resquícios humanos”, ou seja, a reiteração performativa das ideias de corpo gendrado diádico nos corpos virtuais, buscamos algumas maneiras de como esses podem ser estratégicos politicamente enquanto construções que tensionam a matriz heteronormativa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Periódicus. Salvador: UFBA, 2007-. Vol. 1, n. 6 (Nov. 2016/abr.2017), p. 198-211 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | Resquícios humanos em corpos pixelados : sobre a potência desnaturalizante de sexo/gênero em avatares de jogos digitais | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001070888 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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