Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Luciano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Joelma de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorAzzolin, Rita de Cássia Nunespt_BR
dc.date.accessioned2018-07-12T02:26:10Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1984-5987pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180400pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio parte de experimentações filosóficas realizadas junto a estudantes de escolas públicas e de uma universidade federal brasileira, tomando o escrever como verbo mobilizador para o pensamento, aprendizagens e “viagens muito loucas”. apresenta “estátuas de nuvens: dicionário de palavras pesquisadas por infâncias” e “inspiradores de mundos”, dois livros organizados por um grupo de pesquisa-extensão voltado à infância e filosofia. dos livros são extraídos fragmentos para pensar o trabalho da infância junto a estes estudantes, a infantes escritores dos 2 aos 95 anos de idade. para além de uma etapa de vida, a infância é aqui compreendida enquanto potência do inaudito, como aquilo que ainda não fala diante de tantas e grandes palavras. as palavras, ao serem pesquisadas por infâncias, tornam-se potencialmente suculentas e um tanto mais arriscadas. mais do que dizer das coisas, as palavras são aqui compreendidas como superfície para que as coisas possam deslizar e, com elas, o próprio mundo. o escrever é aqui assumido enquanto potência de encontro, acontecimento que atualiza redes de amizade e que dispara, junto aos pequenos e grandes infantes escritores, outras relações com o outro e consigo mesmos. o ensaio apresenta algumas imagens fotográficas que, para além de representar ou ilustrar as experiências vividas, pretendem suscitar a excursão do sentido e outras derivações.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is based on philosophical experiments carried out with students of public schools and a federal university, taking writing as a mobilizing verb for thought, learning and "very crazy trips". it presents estátuas de nuvens: dicionário de palavras pesquisadas por infâncias” e “inspiradores de mundos”, two books organized by a research-extension group focused on childhood and philosophy. from the books are extracted fragments to think the work of the childhood next to these students, to infantes writers from 2 to 95 years old. beyond a stage of life, childhood is understood here as a power of the unheard, as that which does not yet speak before so many great words. words, when researched by childhood, become potentially succulent and somewhat riskier. more than saying things, words are understood here as surface so that things can slide and with them, the world itself. writing is here assumed as a power of encounter, an event that actualizes networks of friendship and which, together with the small and great infantes writers, triggers other relations with the other and with themselves. the paper presents some photographic images that, in addition to representing or illustrating the lived experiences, intend to elicit the excursion of the sense and other derivations.en
dc.description.abstractEste ensayo forma parte de experimentos filosóficos realizados junto a estudiantes de escuelas públicas y de una universidad federal, tomando el escribir como verbo movilizador para el pensamiento, aprendizaje y “viajes muy locos”. presenta estátuas de nuvens: dicionário de palavras pesquisadas por infâncias” e “inspiradores de mundos”, dos libros organizados por un grupo de investigación/extensión dirigido a la infancia y filosofía. de los libros se extraen fragmentos para pensar el trabajo de la infancia junto a estos estudiantes, a infantes escritores de los 2 a los 95 años de edad. más allá de una etapa de vida, la infancia se entiende aquí como potencia de lo inaudito, como aquello que aún no habla frente a tantas grandes palabras. al investigarse por infancias, las palabras se vuelven potencialmente jugosas y un poco más arriesgadas. más que el hablar de las cosas, las palabras se comprenden aquí como superficie para que las cosas puedan deslizar y, con ellas, el propio mundo. se asume el escribir como potencia de encuentro, un hecho que actualiza redes de amistad y que dispara, junto a los pequeños y grandes infantes escritores, otras relaciones con el otro y consigo. el ensayo presenta algunas imágenes fotográficas que, más allá de representar o ilustrar las experiencias vividas, pretenden provocar la excursión del sentido y otras derivaciones.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofChildhood & philosophy : international council for inquiry with children. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 30 (maio/ago. 2018), p. 363-383pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectPhilosophy in the public schoolen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectEscritaes
dc.subjectInfanciaes
dc.subjectFilosofía en la escuela públicaes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.titleUma viagem muito louca : algumas considerações sobre palavras pesquisadas por infânciaspt_BR
dc.title.alternativea very crazy trip : some considerations about words researched by childhoodsen
dc.title.alternativeun viaje muy loco : algunas consideraciones sobre palabras investigadas por infânciases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001067333pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples