Show simple item record

dc.contributor.authorMossi, Cristian Polettipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marilda Oliveira dept_BR
dc.date.accessioned2018-07-12T02:25:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2317-2452pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180390pt_BR
dc.description.abstractO texto discute a possibilidade de criar um corpo não orgânico na escrileitura (CORAZZA, 2008) de pesquisas em educação marginais – as quais brotam em meio ao cruzamento entre arte/filosofia – de modo a produzir desvios das/nas formas instauradas pelas investigações em Educação ditas Majoritárias. O artigo deriva da conclusão da tese de doutorado do autor e orientada pela sua coautora. Nela, retoma-se a prática do corpo-sem-órgãos enunciada por Artaud em sua conferência radiofônica Para acabar com o julgamento de deus (1947) e expandida por Deleuze & Guattari em sua produção filosófica conjunta, em especial nos cinco volumes dos Mil Platôs, perseguindo modos de ensaiar uma esquizopesquisa que se faria por sobrejustaposições inventivas, como colagens transcriadoras de imagens e linhas de escrita em tensão constante, as quais afetam o corpo no decorrer do percurso investigativo, coagindo o pensamento a pensar.pt_BR
dc.description.abstractEl texto discute la posibilidad de crear un cuerpo no orgánico en la escrileitura (CORAZZA, 2008) de investigaciones en educación marginales – las cuales emergen del cruce entre arte/filosofía – para producir desvíos de las formas instauradas por las investigaciones en Educación mayoritarias. El artículo deriva de la conclusión de la tesis de doctorado del autor y orientada por su coautora. En ella, se retoma la práctica del cuerpo sin órganos enunciada por Artaud en su conferencia radiofónica Para acabar con el juicio de Dios (1947) y expandida por Deleuze & Guattari en su producción filosófica conjunta, en especial en los cinco volúmenes de los Mil Mesetas, persiguiendo modos de ensayar una esquizoinvestigación que se haría por sobrejustaposiciones inventivas, como collages transcriptores de imágenes y líneas de escritura en tensión constante, las cuales afectan el cuerpo en el curso del recorrido investigativo, coaccionando el pensamiento a pensar.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCriar educação : revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNESC. Criciúma, SC. Vol. 7, n. 1 (jan./jul. 2018), p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectSobrejustaposicioneses
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArte y filosofíaes
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectInvestigación en educaciónes
dc.titleSobrejustaposições : um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educaçãopt_BR
dc.title.alternativeSobrejustapiciones : de leer y escribir con imágenes, de experimentar: un cuerpo-sem-órganos en una investigación entre arte, filosofía y educaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001068395pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record