Educação superior para o desenvolvimento econômico : uma análise comparativa dos governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O desenvolvimento econômico pode ser compreendido como a passagem de uma economia baseada em ativos primários, de baixo valor agregado e explorados por trabalhadores não especializados, para uma economia de ativos baseados no conhecimento e explorados por mão de obra especializada. O Brasil é um país cuja produção industrial e de serviços complexos, de maior agregação de valor, vem regredindo, enquanto sua pauta exportadora é composta em grande parte por produtos primários ou semi-industrializa ...
O desenvolvimento econômico pode ser compreendido como a passagem de uma economia baseada em ativos primários, de baixo valor agregado e explorados por trabalhadores não especializados, para uma economia de ativos baseados no conhecimento e explorados por mão de obra especializada. O Brasil é um país cuja produção industrial e de serviços complexos, de maior agregação de valor, vem regredindo, enquanto sua pauta exportadora é composta em grande parte por produtos primários ou semi-industrializados. Além disso, enfrenta uma série de desafios que impõem dificuldades à qualificação dos trabalhadores. As instituições de ensino superior (IES) podem contribuir para fomentar o processo de desenvolvimento, pois produzem conhecimento científico e formam quadros profissionais especializados. Tendo em vista uma mensuração dessas contribuições, sobretudo para a formação de trabalhadores em nível superior, o total de matrículas pode ser um indicador útil, inclusive um indicador mais aprofundado que mostre o total de alunos matriculados por áreas de conhecimento. Assumindo-se a existência de relações significativas entre a educação superior e o desenvolvimento econômico, considerando os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), e observando o comportamento do sistema de ensino superior nesses períodos, o trabalho procura avaliar se esses governos, por meio de suas políticas de educação superior e seus resultados consolidados, propiciaram e em que grau o fomento ao desenvolvimento econômico. ...
Abstract
Economic development can be understood as the transition from an economy based on primary assets, low value-added and exploited by unskilled workers, to an economy of knowledge-based assets and exploited by skilled labor. Brazil is a country whose industrial production and complex services, of greater aggregation of value, has been regressing, while its export agenda is composed mainly of primary or semi-industrialized products. In addition, it faces a number of challenges that pose difficultie ...
Economic development can be understood as the transition from an economy based on primary assets, low value-added and exploited by unskilled workers, to an economy of knowledge-based assets and exploited by skilled labor. Brazil is a country whose industrial production and complex services, of greater aggregation of value, has been regressing, while its export agenda is composed mainly of primary or semi-industrialized products. In addition, it faces a number of challenges that pose difficulties to the qualification of workers. Higher education institutions (HEIs) can contribute to fostering the economic development process, as they produce scientific knowledge and form specialized professional staff. In order to measure these contributions, especially for the training of higher education workers, total enrollment can be a useful indicator, even a more detailed indicator that shows the total number of students enrolled by areas of knowledge. Assuming the existence of significant relations between higher education and economic development, considering the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), and observing the behavior of the higher education system in those periods, the work seeks to assess whether these governments, through their higher education policies and their consolidated results, have provided and to what degree the promotion of economic development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1330)
Este item está licenciado na Creative Commons License