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dc.contributor.authorRadomsky, Guilherme Francisco Waterloopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-10T02:33:19Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2236-6725pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180306pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por finalidade examinar os discursos sobre desenvolvimento, crescimento e modernização dos candidatos à eleição majoritária de Porto Alegre em 2016. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e utilizou-se o Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE) da televisão das eleições para prefeito de 2016 como fonte de pesquisa, focando em discursos, suas dimensões significativas e seus efeitos estratégicos. A hipótese é que em eleições o tema do desenvolvimento (e termos associados ou aproximados) constitui uma linguagem eficaz. Por meio dele, candidatos apresentam propostas de caráter transformador e positivo, mas simultaneamente sem nenhum rigor. Fala-se de modernização, de crescimento e de desenvolvimento sem perceberem desentendimentos das definições e muitas vezes de maneira intercambiável. A pesquisa mostra que os resultados eleitorais favoreceram candidatos que se voltaram a discursos de eficiência, gestão, empreendedorismo e sistemas de informação para o bom funcionamento social associando-os ao desenvolvimento. Com isto, sugere-se que aspectos típicos do mundo político, tais como a democracia, as mobilizações e as disputas no plano ideológico-partidário, perdem espaço para uma visão da política enquanto atividade técnica e gerencial da sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this article is to examine the discourses on development, growth and modernization from candidates in the major election of 2016 in Porto Alegre, Brazil. The investigation employed qualitative research methods and was an analysis of the free campaign advertising time of television, focusing on discourses, its semantic dimensions and strategic effects. The main hypothesis brings about the idea that in elections development can be an effective language by which the candidates present transformative and positive propositions, but simultaneously without any accuracy. They talk about modernization, growth and development and don’t realize misunderstandings. Often these words are used as synonymous. The research shows that candidates whose speeches linked development with efficiency, management, entrepreneurship and information systems were better positioned. We suggest that typical domains from the political world, such as democracy, mobilization and party or ideological struggles, are being replaced by political vision as a managerial and technical activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSéculo XXI. Santa Maria, RS. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 35-65pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFree campaign advertising timeen
dc.subjectCampanha eleitoralpt_BR
dc.subjectElectionsen
dc.subjectEleições municipaispt_BR
dc.subjectEconomic growthen
dc.subjectDiscurso políticopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS) : Aspectos políticospt_BR
dc.subjectPolitical discourseen
dc.subjectLanguageen
dc.titleDiscursos sobre modernização e desenvolvimento nas eleições municipais : uma análise do HGPE de Porto Alegre, 2016pt_BR
dc.title.alternativeDiscourses on modernization and development in city elections : an analysis of the free campaign advertising time from Porto Alegre (Brazil) in 2016en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001070760pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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