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dc.contributor.advisorSartor, Basilio Albertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Júlia Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2018-07-07T03:20:51Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180231pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a comunicação organizacional realizada por organizações públicas para oferta do Turismo Sustentável. A pesquisa tem por objetivo situar a comunicação organizacional, compreendida na Comunicação Turística, como proponente na disputa de sentidos sobre a sustentabilidade no âmbito dessa atividade. Na direção de atingir esse objetivo e fundamentar as análises, o arcabouço teórico compreende a apresentação sobre as noções de comunicação organizacional e comunicação pública, reflexões sobre a relação ser humano com a natureza diante da problemática ambiental do aquecimento global, as características de diferentes concepções de sustentabilidade acionadas na atualidade e como essas noções incidem sobre a atividade turística no contemporâneo. O objeto empírico consiste em cinco vídeos produzidos e veiculados pela Prefeitura de Arambaré no YouTube e em perfil no Facebook. O procedimento metodológico adotado é a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1988) e Bauer e Gaskell (2000), para análise do conteúdo narrativo e imagético, no caso, da comunicação da referida Prefeitura para oferta do turismo sustentável na localidade dentro do projeto Qualificar o Turismo na Costa Doce. O principal resultado evidencia o fato de que a comunicação organizacional realizada pela Prefeitura nesses vídeos é persuasiva na oferta do ecoturismo, turismo rural e turismo gastronômico como sentidos turismo sustentável. Também apresenta-se como persuasiva na forma como apresenta a cultura local como dotada de interdependência da natureza, baseada na ideia do Bem Viver, mas não explicita nem é informativa a fim de levar à consciência reflexiva sobre o debate ambiental da sustentabilidade dentro dos processos do Turismo.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleTurismo e sustentabilidade : a oferta de sentidos na comunicação pública governamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062910pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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