Nazismo e holocausto no cinema estadunidense : história, limites e reflexões a partir de Bastardos Inglórios
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem a finalidade de analisar a representação cinematográfica do nazismo e do Holocausto no filme Bastardos Inglórios, de 2009. A partir desta proposta, se constrói um breve histórico das representações do nazismo e do holocausto no cinema norte-americano, buscando apreender como estas se constituíram historicamente. Tendo apresentado estas diversas abordagens narrativas e de representação no cinema, interrogamos: quais as implicações éticas destas representações e que problemas ap ...
Este trabalho tem a finalidade de analisar a representação cinematográfica do nazismo e do Holocausto no filme Bastardos Inglórios, de 2009. A partir desta proposta, se constrói um breve histórico das representações do nazismo e do holocausto no cinema norte-americano, buscando apreender como estas se constituíram historicamente. Tendo apresentado estas diversas abordagens narrativas e de representação no cinema, interrogamos: quais as implicações éticas destas representações e que problemas apresentam? Qual a relação entre seu papel psicanalítico no trabalho de elaboração do trauma e a banalização dos processos históricos representados? ...
Abstract
The present work has its objective in analyzing the cinematographic representations of nazism and the Holocaust in the 2009 movie Inglourious Basterds. Starting from this premise, a brief history of nazism and Holocaust representations in north-american cinema is built, aiming to apprehend how these representations were historically constructed. Having presented those multiple narrative and representative approaches in cinema, we ask: what are the ethical implications of such representations an ...
The present work has its objective in analyzing the cinematographic representations of nazism and the Holocaust in the 2009 movie Inglourious Basterds. Starting from this premise, a brief history of nazism and Holocaust representations in north-american cinema is built, aiming to apprehend how these representations were historically constructed. Having presented those multiple narrative and representative approaches in cinema, we ask: what are the ethical implications of such representations and what problems they present? What is the relation between their psychoanalytical role of working-through trauma and the banalization of the historical processes represented? ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License