Repercussões de um curso de formação continuada a distância em matemática na visão dos participantes
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
Repercussions of a continued distance training course in mathematics in the distance view of the participants
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que avaliou as repercussões de um curso de matemática, realizado a distância, como formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dezoito professores participaram da pesquisa. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, entrevistas semiestruturadas, documentos relacionados ao curso realizado e memoriais construídos pelos docentes ao longo da formação. Para analisar os dados coletados, utilizou-se a Análise ...
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que avaliou as repercussões de um curso de matemática, realizado a distância, como formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dezoito professores participaram da pesquisa. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, entrevistas semiestruturadas, documentos relacionados ao curso realizado e memoriais construídos pelos docentes ao longo da formação. Para analisar os dados coletados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011), delineada em quatro etapas: organização do corpus, unitarização dos elementos de significado, definição das categorias e produção de metatexto. Da análise elaborada, emergiram duas categorias de importância, intituladas “Qualificação da prática pedagógica” e “Aprimoramento da formação inicial”. Os resultados evidenciaram que o curso de formação continuada contribuiu para qualificar a formação dos professores e a sua prática pedagógica. Neste sentido, destaca-se a importância de promover espaços formativos e socializadores de conhecimento, visando a uma formação que integre e articule diferentes saberes e, ao mesmo tempo, admita as singularidades dos sujeitos no seu processo de formação. ...
Abstract
This article presents the results of a research that evaluated the repercussions of a distance learning math course as continuing teacher training in the early years of elementary school. Eighteen interviewed teachers attended the research. To collect the data, questionnaires, semi-structured interviews, documents related to the course carried out, and memorials built by the teachers throughout the training were used. To analyze the data collected, we used the Discursive Textual Analysis, by Mo ...
This article presents the results of a research that evaluated the repercussions of a distance learning math course as continuing teacher training in the early years of elementary school. Eighteen interviewed teachers attended the research. To collect the data, questionnaires, semi-structured interviews, documents related to the course carried out, and memorials built by the teachers throughout the training were used. To analyze the data collected, we used the Discursive Textual Analysis, by Moraes and Galiazzi (2011), outlined in four stages: organization of the corpus, unitization of the elements of meaning, definition of categories and production of metatext. From the elaborated analysis, two categories of importance emerged, entitled Qualification of the pedagogical practice and Improvement of the initial formation. The results showed that the continuous training course contributed to qualify the teachers' training and their pedagogical practice. In this sense, the importance of promoting formative and socializing spaces of knowledge is highlighted, aiming at a formation that integrates and articulates different knowledge and, at the same time, admits the singularities of the subjects in their formation process. ...
Contido em
REnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 9, n. 3 (2018), p. 249-264
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License