Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorFischer, Maria Cecilia Buenopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-04T02:27:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1807-3859pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180070pt_BR
dc.description.abstractO artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”.pt_BR
dc.description.abstractThe article deals with the creation of the History of Mathematics Education as a component of the degree course in Mathematics of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), within the scope of a curricular reform implemented in 2017. The institutionalization of the discipline is described as a confluence of three processes: the constitution of Mathematics Education in UFRGS, as a professional community and academic field; the construction of a curricular project of a teacher training course that has as its main reference the preparation for the exercise of teaching in Basic Education; resonances of the national and international movement of "History of Mathematical Education".en
dc.description.abstractEl artículo trata de la creación de la disciplina de Historia de la educación matemática como componente de una Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), en el contexto de la reforma curricular implementada en 2017. La institucionalización de la disciplina se describe como la confluencia de tres procesos: la constitución de la educación matemática en la UFRGS, como una comunidad profesional y en el ámbito académico; la construcción de un diseño curricular de la Licenciatura cuya referencia principal es la preparación para el ejercicio de la enseñanza en la educación básica; resonancias del movimiento nacional e internacional de "Historia de la Educación Matemática".es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de história da educação. Uberlândia. Vol. 16, n. 3 (set./dez. 2017), p. 619-639pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectHistoria de la educación matemáticaes
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectPlan de estudioses
dc.titleHistória da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciaturapt_BR
dc.title.alternativeHistory of mathematics education : backgrounds of the institutionalization of the field in a teacher training courseen
dc.title.alternativeHistoria de la educación matemática : institucionalización del campo de la historia en un curso de formación de profesoreses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061845pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples