Gênese instrumental pessoal e conceitos matemáticos em processo de criação com o GeoGebra
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
Personal instrumental genesis and mathematical concepts in the creation process with GeoGebra
Assunto
Resumo
Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instr ...
Neste trabalho discute-se o papel do processo de gênese instrumental pessoal na criação de atividades que exploram o conceito de funções em suas diferentes representações. Discute-se também o papel da compreensão de noções matemáticas na elaboração de atividades sobre funções com a utilização de software de geometria dinâmica. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas criadas e resolvidas por professores em processo de formação com base na teoria da gênese instrumental de Rabardel. Os resultados apontam para a imbricação entre a gênese instrumental pessoal e a compreensão de conceitos matemáticos no processo de criação utilizando o software GeoGebra. ...
Abstract
This paper discusses the role of the process of personal instrumental genesis in the elaboration of activities that explore the concept of functions in their different representations. We also discuss the role of the understanding of mathematical notions in the elaboration of activities on functions with the use of software of dynamic geometry. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities created and solved by teachers in process of formation based on the theory ...
This paper discusses the role of the process of personal instrumental genesis in the elaboration of activities that explore the concept of functions in their different representations. We also discuss the role of the understanding of mathematical notions in the elaboration of activities on functions with the use of software of dynamic geometry. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities created and solved by teachers in process of formation based on the theory of the instrumental genesis of Rabardel. The results point to the imbrication between personal instrumental genesis and the understanding of mathematical concepts in the creation process using GeoGebra software. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License