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dc.contributor.authorGarcia, Vera Clotilde Vanzettopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-04T02:26:52Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn0104-4877pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180054pt_BR
dc.description.abstractEste artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofZetetiké. Campinas. Vol. 8, n. 1-2 (jan./dez. 2000), p. 81-116pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleMudanças na formação de professores de matemática : um estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000305521pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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