Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
dc.contributor.author | Garcia, Vera Clotilde Vanzetto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T02:26:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4877 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180054 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Zetetiké. Campinas. Vol. 8, n. 1-2 (jan./dez. 2000), p. 81-116 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000305521 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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