Mudanças na formação de professores de matemática : um estudo de caso
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Date
2000Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e docu ...
Este artigo relata um estudo de caso do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, visto como representativo de um momento de mudança na figura do docente de Matemática e da sua formação, no cenário nacional. Tendo como refrencial a teoria do pensador frânces Michel Foucault, são trabalhados, em especial, as noções de ruptura, saber, verdade, poder, subjetivação, ética e cuidado-de-si, com análise de discurso arquo/genealógica de um corpus variado que abrange desde dados quantitativos e documentos formais até pequenas histórias e pequenos casos orais. Os efeitos de ruptura se evidenciam na mudança de status da Licenciatura e do licenciando no interior da instituição. Na origem, estão novas formas de ver e fazer pesquisa na Universidade, momento em que atividades de ensino e formação de professores tornam-se objeto de estudo dos docentes da área especifica, identificados com a Educação Matemática. ...
In
Zetetiké. Campinas. Vol. 8, n. 1-2 (jan./dez. 2000), p. 81-116
Source
National
Collections
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Journal Articles (41542)Exact and Earth Sciences (6257)
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