Marcel Proust e as reminiscências de um mau aluno
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Tipo
Outro título
Marcel Proust and the reminiscences of a bad student
Assunto
Resumo
O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romanc ...
O trabalho apresenta representações da educação escolar presentes no romance “Em busca do tempo perdido”, de Marcel Proust, e identifica nelas traços da escolarização do autor. Os excertos que fazem menção à escola ou a saberes matemáticos são extraídos a partir de edição brasileira e de versão francesa da obra, cotejados com documentos escolares, e analisados à luz do conceito de aculturação escolar, tal como é descrito por Chervel. As Álgebras e Geometrias reinventadas pelo narrador do romance são interpretadas como construções literárias através das quais o autor evoca, em um movimento simultâneo de transgressão e de homenagem, a educação matemática escolar de sua juventude. ...
Abstract
The work presents representations of education and some of the author’s school education imprints present in the novel “In Search of Lost Time” by Marcel Proust. The excerpts that mention the school or mathematical knowledge are extracted from a Brazilian edition and a French version of the work. School documents are also looked upon. The analysis takes into account the concept of school acculturation, as described by Chervel. The algebras and geometries invented by the narrator of the novel ar ...
The work presents representations of education and some of the author’s school education imprints present in the novel “In Search of Lost Time” by Marcel Proust. The excerpts that mention the school or mathematical knowledge are extracted from a Brazilian edition and a French version of the work. School documents are also looked upon. The analysis takes into account the concept of school acculturation, as described by Chervel. The algebras and geometries invented by the narrator of the novel are interpreted as literary constructions through which the author evokes, in a simultaneous movement of transgression and honor, school mathematics education of his youth. ...
Contido em
Zetetiké. Campinas. Vol. 23, n. 1 (jan./jun. 2015), p. 133-154
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License