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dc.contributor.advisorSó, Marcus Vinicius Reispt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Pedro Henrique Markspt_BR
dc.date.accessioned2018-06-27T02:35:56Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179852pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A evolução dos instrumentos de NiTi pode ser dividida em gerações de acordo com algumas modificações tais como: tratamento térmico da liga, secção transversal e movimento utilizado para o preparo do canal, que pode ser movimento rotatório contínuo ou movimento oscilatório assimétrico. Essas mudanças tem como objetivo prover maior flexibilidade aos instrumentos, permitindo uma melhor modelagem do canal, com menor desvio e menor risco de perfurações. Outro aspecto relevante é a maior resistência à fadiga cíclica, das ligas com tratamento térmico, colaborando para uma maior resistência à fratura do instrumento. Objetivos: Este estudo comparou a fadiga cíclica, o transporte do canal , a capacidade de centralização e o volume do canal pós preparo, produzidos pelos sistemas TF Adaptive e Navigator EVO, quando utilizados em rotação contínua ou no movimento Adaptive. Métodos: Quarenta raízes mésio-vestibulares de molares superiores foram analisadas através de micro-CT antes e depois do preparo do canal radicular com os dois sistemas e dois movimentos (Adaptive e Rotação Contínua). As amostras foram divididas em quatro grupos: TFA – instrumentos TF Adaptive utilizados no movimento Adaptive; TFC –instrumentos TF Adaptive utilizados em rotação contínua; NA – instrumentos Navigator EVO utilizados no movimento Adaptive; e NC – instrumentos Navigator EVO utilizados em rotação contínua. Adaptive; e NC – instrumentos Navigator EVO utilizados em rotação contínua. Os canais radiculares foram preparados até instrumentos 35.04. O transporte apical, a capacidade de centralização e o volume de preparo foram analisados utilizando-se micro-CT em três níveis: 3, 6 e 9mm do ápice.O teste de fadiga cíclica foi realizado utilizando um equipamento apropriado, onde, dez instrumentos de cada marca foram utilizados em um contraângulo redutor 6:1 e um motor elétrico com controle de torque, com programas prédefinidos ‘‘custom mode'' e ‘‘TF Adaptive'' para ativar os instrumentos 25.06 e 35.04.Os resultados foram analisados com os testes Kruskal-Wallis eDunn para se verificar o transporte do canal, a capacidade de centralização e o volume do canal. O teste Student-T foi usado para avaliar a fadiga cíclica (P = 0,05). Conclusões: Ambos sistemas podem ser usados no movimento Adaptive ou em rotação contínua. Porém, a resistência à fratura dos instrumentos foi maior quando utilizados em rotação contínua. Pouco transporte de canal ocorreu, quando os canais mésio-vestibulares de molares superiores foram preparados até instrumentos 35.04.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The evolution of NiTi instruments can be divided in generations, according to changes like in the NiTi alloy, heat treatment, cross-section format, and in the movement used for root preparation that goes form continuous rotation to asymmetric oscillation. These changes aim to provide greater flexibility to the instruments, allowing a better shaping, with less transportation and risk of perforation. Other aspect is the increased fracture resistance of the alloys with heat treatment, which is a big concern about NiTi instruments. Aim: This study compared the cyclic fatigue and the canal transportation promotedby TF Adaptive and Navigator EVO systems when used with two different motions. Methods: Forty mesiobuccal roots of maxillary molars were scanned using micro-CT imaging before and after root canal preparation with the two instrument systems two motions (adaptive and continuous rotation). Samples were divided into four groups: TFA – TF Adaptive instruments under adaptive motion; TFC - TF Adaptive instruments under continuous motion; NA - Navigator instruments under adaptive motion; and NC – Navigator instruments under continuous motion. Root canals were prepared until 35.04 instruments. Apical transportation, centering ability and volume were analyzed using micro- CT at three levels: 3, 6 and 9 mm from the apex. The cyclic fatigue tests were performed using a custom-made device. Ten instruments of each brand were activated by using a 6:1 reduction handpiece powered by a torque-controlled motor using the preset programs ‘‘custom mode'' and ‘‘TF Adaptive'' to activate25.06 and 35.04 instruments. Data were analyzed with Kruskal-Wallis and Dunn tests were used to assess canal transportation, centering ability and canal volume. Student-T test was used to evaluate cyclic fatigue (P = .05). Conclusions: Both systems can be used under adaptive or continuous rotation. However; the lifespan of the instruments was higher when used under continuous rotation. Little canal transportation occurred when mesiobuccal root canals from maxillary molars were prepared until 35.04instruments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEndodontiapt_BR
dc.subjectEndodontics, root canal therapy, microtomography, root canal preparation,en
dc.subjectDental instrumentsen
dc.subjectInstrumentos odontológicospt_BR
dc.subjectTratamento do canal radicularpt_BR
dc.titleDesvio, capacidade de centralização e fadiga cíclica promovidos por instrumentos TF Adaptive e Navigator EVO, em diferentes cinemáticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001067736pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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