“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992)
dc.contributor.advisor | Macedo, José Rivair | pt_BR |
dc.contributor.author | Fraga, Cassiano Floriano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T02:30:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/179594 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende discutir a relevância dos manuais didáticos escolares como ferramentas que instrumentalizam as noções de pertencimento nacional do caso moçambicano. Analisa as marcas deixadas pelo projeto societal da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e a problemática da modernidade contida no projeto nacionalista moçambicano. Procura examinar a utilização das Instituições de Ensino ligadas ao Estado para a construção de novos indivíduos, assim como a produção de conhecimento dos profissionais vinculados à essas instituições. Para tal, tomando como documento o manual didático “A História da Minha Pátria” (NEGRÃO, 1986), utiliza-se da literatura escolar produzida no período pós-independência até a transição política à democracia representativa (1975-1990) para reflexão acerca da problemática da “reescrita” da história de Moçambique, importante para a autoafirmação moçambicana e para a construção da moçambicanidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This present study intends to discuss the relevance of textbooks as instruments to construct the notions of national belonging in the Mozambican case. It analyzes the marks left by the society project of the Mozambique Liberation Front (Frelimo) and the problem of modernity contained in the Mozambican nationalist project. This study examines the use of education institutions related to the State for the construction of new individuals, as well as the knowledge production of professionals related to these education institutions. Therefore, taking the textbook “A História da Minha Pátria” (NEGRÃO, 1986) as a document, it uses the educational literature, produced in the post-independence period to the political transition to representative democracy (1975 – 1990), to think the issue about the “rewriting” of Mozambique’s history, important for Mozambican self-assertion and the construction of mozambicanity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Frente de Libertação de Moçambique | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | en |
dc.subject | Mozambicanity | en |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Modernity | en |
dc.subject | Instituições de ensino | pt_BR |
dc.subject | Frelimo | en |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Mozambican knowledge production | en |
dc.subject | Moçambicanos | pt_BR |
dc.subject | Manual | pt_BR |
dc.title | “A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001067752 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC História (775)