Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMacedo, José Rivairpt_BR
dc.contributor.authorFraga, Cassiano Florianopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-20T02:30:13Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179594pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho pretende discutir a relevância dos manuais didáticos escolares como ferramentas que instrumentalizam as noções de pertencimento nacional do caso moçambicano. Analisa as marcas deixadas pelo projeto societal da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e a problemática da modernidade contida no projeto nacionalista moçambicano. Procura examinar a utilização das Instituições de Ensino ligadas ao Estado para a construção de novos indivíduos, assim como a produção de conhecimento dos profissionais vinculados à essas instituições. Para tal, tomando como documento o manual didático “A História da Minha Pátria” (NEGRÃO, 1986), utiliza-se da literatura escolar produzida no período pós-independência até a transição política à democracia representativa (1975-1990) para reflexão acerca da problemática da “reescrita” da história de Moçambique, importante para a autoafirmação moçambicana e para a construção da moçambicanidade.pt_BR
dc.description.abstractThis present study intends to discuss the relevance of textbooks as instruments to construct the notions of national belonging in the Mozambican case. It analyzes the marks left by the society project of the Mozambique Liberation Front (Frelimo) and the problem of modernity contained in the Mozambican nationalist project. This study examines the use of education institutions related to the State for the construction of new individuals, as well as the knowledge production of professionals related to these education institutions. Therefore, taking the textbook “A História da Minha Pátria” (NEGRÃO, 1986) as a document, it uses the educational literature, produced in the post-independence period to the political transition to representative democracy (1975 – 1990), to think the issue about the “rewriting” of Mozambique’s history, important for Mozambican self-assertion and the construction of mozambicanity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFrente de Libertação de Moçambiquept_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectMozambicanityen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectModernityen
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectFrelimoen
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectMozambican knowledge productionen
dc.subjectMoçambicanospt_BR
dc.subjectManualpt_BR
dc.title“A história da minha pátria” : a identidade nacional moçambicana através do livro didático (1975-1992)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001067752pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples