Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWiltuschnig, Igor Pasapt_BR
dc.contributor.authorCassol, Giordano Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-16T03:12:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179449pt_BR
dc.description.abstractA importância dos ciclos de condução baseados em dados reais bem modelados e obtidos a partir de aquisição de dados experimentais é relevante para o projeto e a homologação de veículos híbridos e elétricos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um ciclo de condução suburbano baseado na aquisição de dados reais para a Grande Porto Alegre, a quinta maior região metropolitana brasileira. Este trabalho também inclui um capítulo de revisão teórica sobre as principais arquiteturas de veículos elétricos e híbridos. A metodologia para a construção do ciclo de condução consiste em um sistema não invasivo de aquisição de dados que monitora um carro popular durante várias viagens; os dados foram processados por um algoritmo computacional desenvolvido na plataforma MATLAB®, implementando condições baseadas em ciclos de condução normatizados e literatura relacionada. O ciclo de condução desenvolvido tem 1800 segundos e três estágios de velocidade. Para a sua verificação foram realizadas simulações computacionais na plataforma MATLAB®/Simulink/Simscape visando à avaliação do consumo de energia de veículos híbridos (arquitetura power split) e elétricos (2 e 4 MiW) no contexto das circunstâncias do tráfego local.pt
dc.description.abstractThe importance of well-modelled driving cycles has been lately relevant for certification and design of hybrid and electric vehicles. The purpose of this work is to develop a suburban driving cycle based on real data acquisition for Porto Alegre, the Brazil's fifth largest metropolitan region. This work also includes a chapter on theoretical review of the most important architectures of electric and hybrid vehicles. The methodology for driving cycle construction comprises a noninvasive data logging system monitoring an economy car during several trips; the data was processed by a computational algorithm at MATLAB® implementing conditions based on standard driving cycles and related literature. The developed driving cycle has 1800 seconds and three speed stages. For the verification of this work, computational simulations at MATLAB®/Simulink/Simscape were made for energy consumption evaluation of hybrid (power split architecture) and electric (2 and 4 MiW) vehicles taking into account local traffic circumstances.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDriving cycleen
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectElectric vehiclesen
dc.subjectHybrid vehiclesen
dc.subjectReal data acquisitionen
dc.titleLevantamento de um ciclo de condução suburbano visando a avaliação de veículos híbridos e elétricos no contexto da Grande Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coZanatta, Ana Paulapt_BR
dc.identifier.nrb001069049pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples