Levantamento de um ciclo de condução suburbano visando a avaliação de veículos híbridos e elétricos no contexto da Grande Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Wiltuschnig, Igor Pasa | pt_BR |
dc.contributor.author | Cassol, Giordano Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-06-16T03:12:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/179449 | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância dos ciclos de condução baseados em dados reais bem modelados e obtidos a partir de aquisição de dados experimentais é relevante para o projeto e a homologação de veículos híbridos e elétricos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um ciclo de condução suburbano baseado na aquisição de dados reais para a Grande Porto Alegre, a quinta maior região metropolitana brasileira. Este trabalho também inclui um capítulo de revisão teórica sobre as principais arquiteturas de veículos elétricos e híbridos. A metodologia para a construção do ciclo de condução consiste em um sistema não invasivo de aquisição de dados que monitora um carro popular durante várias viagens; os dados foram processados por um algoritmo computacional desenvolvido na plataforma MATLAB®, implementando condições baseadas em ciclos de condução normatizados e literatura relacionada. O ciclo de condução desenvolvido tem 1800 segundos e três estágios de velocidade. Para a sua verificação foram realizadas simulações computacionais na plataforma MATLAB®/Simulink/Simscape visando à avaliação do consumo de energia de veículos híbridos (arquitetura power split) e elétricos (2 e 4 MiW) no contexto das circunstâncias do tráfego local. | pt |
dc.description.abstract | The importance of well-modelled driving cycles has been lately relevant for certification and design of hybrid and electric vehicles. The purpose of this work is to develop a suburban driving cycle based on real data acquisition for Porto Alegre, the Brazil's fifth largest metropolitan region. This work also includes a chapter on theoretical review of the most important architectures of electric and hybrid vehicles. The methodology for driving cycle construction comprises a noninvasive data logging system monitoring an economy car during several trips; the data was processed by a computational algorithm at MATLAB® implementing conditions based on standard driving cycles and related literature. The developed driving cycle has 1800 seconds and three speed stages. For the verification of this work, computational simulations at MATLAB®/Simulink/Simscape were made for energy consumption evaluation of hybrid (power split architecture) and electric (2 and 4 MiW) vehicles taking into account local traffic circumstances. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Driving cycle | en |
dc.subject | Engenharia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | en |
dc.subject | Hybrid vehicles | en |
dc.subject | Real data acquisition | en |
dc.title | Levantamento de um ciclo de condução suburbano visando a avaliação de veículos híbridos e elétricos no contexto da Grande Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Zanatta, Ana Paula | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001069049 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Engenharias (5789)