Show simple item record

dc.contributor.advisorSalum Junior, Giovanni Abrahãopt_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Maurício Scopelpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-31T02:28:22Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178979pt_BR
dc.description.abstractNas ultimas décadas, os desafios educacionais foram sendo modificados. Na medida que se consegue colocar a maioria dos jovens na escola, a ênfase pela quantidade da educação ofertada passa a ser por entender fatores associados a melhor qualidade educacional. A partir de meados do século XX, as habilidades cognitivas, como a inteligência, foram intensamente estudadas em sua relação com a educação. Mais recentemente, habilidades socioemocionais (não cognitivas) têm sido associadas com a promoção de maiores níveis educacionais que impactam nos níveis socioeconômicos, oriundos de melhoria das habilidades para o mercado de trabalho. Porém, não há clara definição do que poderiam ser as habilidades socioemocionais, sendo na maioria das vezes associadas a traços do funcionamento individual, como personalidade, temperamento ou até mesmo autoestima e baixos níveis de sintomas de transtornos mentais. Os artigos desta tese são relacionados a este tema, enquanto buscam avaliar a associação de medida unidimensional de comportamentos positivos em relação a aprendizagem e rendimento escolar (artigo #1), avaliar a estrutura de medidas multidimensionais de temperamento (artigo #2) e a relação dessas medidas com desfechos educacionais (artigo #3). Esses artigos utilizaram dados de um grande estudo comunitário realizado no Brasil, nas cidades de Porto Alegre e São Paulo – a Coorte de Alto Risco para Transtornos Psiquiátricos. O primeiro artigo avalia a distinção de sintomas mentais e traços gerais de comportamentos positivos e a modificação da associação deletéria de baixa inteligência e altos níveis de sintomas mentais em aprendizagem e rendimento escolar por habilidades positivas do comportamento. Este estudo avança no entendimento de que atributos positivos do comportamento de crianças e adolescentes são um construto distinto de sintomas de transtornos mentais e tem associações independentes com menor nível de problemas de aprendizagem e melhor rendimento acadêmico. Além disso, este estudo demonstra que os efeitos negativos de baixa inteligência e altos níveis de sintomas mentais na aprendizagem e rendimento acadêmico podem ser tamponadas por altos níveis de atributos positivos do comportamento. No segundo artigo é analisado um modelo de temperamento no qual inclui, além de dimensões clássicas, um fator de autoavaliação negativa, juntamente com suas associações a grupos de psicopatologias não comórbidas. Dentre os resultados, menor controle de esforço esteve associado com diversas categorias diagnósticas. De maneira específica, foi encontrado maior nível de autoavaliação negativa nos sujeitos pertencentes ao grupo diagnostico que inclui transtornos emocionais, bem como menor nível de timidez nos sujeitos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e maior nível de extroversão nos sujeitos com transtorno de conduta e de oposição e desafio. Esse estudo avança no sentido de apontar que autorrelato em sujeitos com determinados diagnósticos podem sofrer influência de uma maior tendência de se avaliarem negativamente, bem como é possível distinguir diagnósticos agrupados classicamente em transtornos externalizantes, através do temperamento. O terceiro artigo avalia as associações principais, independentes e interativas de dimensões do temperamento com desfechos escolares distintos. Neste estudo, demonstrou-se que o controle de esforço é associado à menor índice de eventos escolares negativos (suspensão, repetência e evasão escolar), bem como melhor rendimento escolar e habilidade de leitura e escrita. Esses efeitos foram independente da idade, sexo, nível socioeconômico, inteligência, sintomas mentais e outros temperamentos. No entanto, este estudo avança ao demonstrar que frustração e controle de esforço interagem para associarem-se a melhores níveis de habilidade de leitura. Especificamente, se o controle de esforço é baixo (ou frustração), níveis altos de frustração (ou controle de esforço) estão associados a melhor habilidade de leitura. Compreender as associações e distinções de medidas uni ou multidimensionais das habilidades não-cognitivas pode ser útil para a compreensão do papel destes construtos nas diferentes etapas do processo escolar, a fim de promover a elevação da qualidade educacional.pt_BR
dc.description.abstractDuring the last decades, educational challenges have changed. As most of youths can be placed at school, the emphasis on studying educational supply shifted to the understanding of educational quality. From the mid-twentieth century, cognitive skills, such as intelligence, were intensely studied in their relationship with education. More recently, socioemotional (non-cognitive) skills have been associated with the promotion of higher educational levels that impact on socioeconomic levels, resulting from improved skills for the job market. However, there is no clear definition of what socioemotional skills could be and are most often associated with traits of individual functioning such as personality, temperament or even self-esteem and low levels of symptoms of mental disorders. The articles of this thesis are related to this theme, while evaluating the association of a single dimensional measure of positive attributes of behavior in relation to learning and school performance (article # 1), evaluating the structure of multidimensional measures of temperament (article # 2) and the relation of temperament measures with educational outcomes (article # 3). These articles use data from a large community study conducted in Brazil, in the cities of Porto Alegre and São Paulo - the High Risk Cohort for Psychiatric Disorders. The first article evaluates the distinction of mental symptoms and general traits of positive behaviors and modification of the deleterious association of low intelligence and high levels of psychopathology in learning and school performance by positive attributes of behavior. This study advances the understanding that positive attributes of the behavior of children and adolescents are a distinct construct of symptoms of mental disorders and have independent associations with low learning problems and better academic performance. In addition, this study demonstrates that the negative effects of low intelligence and high levels of psychopathology in learning and academic achievement may be buffered by high levels of positive attributes of behavior. The second article analyzes a model of temperament in which includes, besides classic dimensions, a negative self-evaluation factor, together with their associations to groups of non-overlapping psychiatric diagnosis. Among the results, less effort control was associated with several diagnostic categories. Specifically, a higher level of negative self-evaluation was found in subjects belonging to the diagnostic group that included emotional disorders, as well as a lower level of shyness in subjects with attention deficit hyperactivity disorder and a higher level of extroversion in subjects with conduct disorder and of oppositional-defiant disorders. This study advances in the sense of pointing out that self-report in subjects with certain diagnoses may be influenced by a greater tendency to be evaluated negatively, as well as it is possible to distinguish diagnoses classically grouped as externalizing disorders, through temperament. The third article evaluates the main, independent and interactive associations of temperament dimensions with different school outcomes. In this study, effortful control was shown to be associated with a lower index of negative school events (suspension, repetition and dropout), as well as better school performance and reading and writing abilities. These effects were independent of age, gender, socioeconomic status, intelligence, mental symptoms and other temperaments. However, this study advances by demonstrating that frustration and effort control interact to associate with better levels of reading ability. Specifically, if effort control is low (or frustration), high levels of frustration (or effort control) are associated with better reading ability. Understanding the associations and distinctions of single or multidimensional measures of non-cognitive skills may be useful for understanding the role of these constructs in the different stages of the school process in order to promote the elevation of educational quality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTemperamentopt_BR
dc.subjectIntelligenceen
dc.subjectTranstornos mentaispt_BR
dc.subjectMental disorderen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectPositive attributesen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTemperamenten
dc.subjectSocioemotional skillsen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleTemperamento e comportamentos positivos de crianças e adolescentes e suas relações com desfechos escolarespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001057472pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamentopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record