Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mariana Bulegon dapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-25T11:11:41Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178816pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre multiletramentos e cinema em sala de aula de Português como Língua Adicional (PLA), através de um relato de experiência com o ensino das duas linguagens – audiovisual e PLA. São apresentadas e discutidas as práticas de sala de aula no curso Prática Cinematográfica, em 2017/1, do Programa de Português para Estrangeiros (PPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explorando o currículo que foi planejado para esta edição do curso e relatando criticamente as aulas vivenciadas. Foi oferecido aos alunos conhecimentos básicos da linguagem audiovisual. Logo após, os alunos analisaram filmes a partir de um olhar um pouco mais técnico e, como produto final, produziram dois curtas-metragens. É destacada a importância do trabalho com filmes como gênero de consumo e produção, bem como da abordagem de multiletramentos na aula de PLA. Este trabalho pode servir a professores que desejam realizar um projeto semelhante com suas turmas, promovendo a prática de multiletramentos em sala de aula e a paixão pelo cinema.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene como propósito reflexionar sobre los multiletramentos y cine en clase de Portugués como Lengua Adicional (PLA), a través de un relato de experiencia con la enseñanza de los dos lenguajes – audiovisual y PLA. Se presenta y se discute las prácticas de enseñanza en el curso Prática Cinematográfica, 2017/1, del Programa de Portugués para Extranjeros (PPE), de la Universidad Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordando el currículo planeado para ésta edición del curso y relatando críticamente las clases vivenciadas. Se les ofreció a los alumnos los conocimientos básicos del lenguaje audiovisual. Enseguida, los alumnos analizaron películas desde una mirada un poco más técnica y como producto final, produjeron dos cortometrajes. Se destaca la importancia de multiletramentos en clase de PLA. Este trabajo puede servir para profesores que desean realizar un proyecto semejante con sus grupos, promocionando la práctica de multiletramentos en clase y la pasión por el cine.es
dc.description.abstractThe purpose of this study is to reflect upon (multi)literacy and cinema in a classroom of Portuguese as Additional Language (PAL) through an experience report on the teaching of the two languages – audiovisual and PAL. Classroom practices in the Cinematography Practice course of 2017/1, part of the Portuguese for Foreigners Program (PPE) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), are presented and discussed, exploring the syllabus that was planned for this edition of the course and critically reporting on each lesson. Students were offered basic knowledge of audiovisual language. Thereupon, the students analyzed films from a slightly more technical look and, as a final assignment, they produced two short films. The importance of working with films as a genre of consumption and production, as well as with a (multi)literacy approach in the PAL class is highlighted. This paper is helpful to teachers who wish to carry out a similar project in their classrooms, promoting both the practice of (multi)literacy in the classroom and the passion for cinema.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma de Português para Estrangeiros da UFRGS (PPE)pt_BR
dc.subjectPortugués para extranjeroses
dc.subjectMultiletramentoses
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAudiovisuales
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectCinees
dc.subjectMultiletramentopt_BR
dc.subjectCortometrajees
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subject(Multi)literacyen
dc.subjectAudio-visualen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectShort filmen
dc.titleLuz, câmera, ação! : prática cinematográfica em aula de português como língua adicionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001066556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples