Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZilberman, Reginapt_BR
dc.contributor.authorJardim, Ismael Moreirapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-25T11:11:31Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178795pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho discute as metodologias mais usuais para o ensino de literatura nas escolas de periferia do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de questionar e esboçar práticas metodológicas mais adequadas para o ensino nesses tipos de escolas. Até então, temos o respaldo de documentos oficiais que regem a educação básica postulando elementos essenciais no ensino. Contudo, observamos que nenhum desses documentos, de fato, exemplifica ou informa como fazer. A partir de observações em sala de aula e práticas docentes, este trabalho emerge como um compilado das experiências do autor como professor de literatura no ensino médio. Assim, evidenciou-se que o ensino de literatura a partir de textos que contenham temas próximos das realidades dos jovens de periferia é mais efetivo do que o ensino a partir da historiografia da literatura. Nesse sentido, também observou-se que elaborar aulas a partir da pedagogia de projetos, contando com métodos avaliativos condizentes com as práticas adotadas, incentiva a participação dos alunos, potencializando eventos de letramento literário e percepção do ato de ler na formação de leitores no ensino médio.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the most common methodologies for teaching literature in periphery schools of Porto Alegre city, Rio Grande do Sul’s capital, with the aim of questioning and outlining more appropriate methodological practices for teaching in these types of schools. Until then, we have the support of official documents that govern the basic education by postulating the essential elements in teaching. However, we note that none of these documents, in fact, exemplify or inform how to do it. From classroom observations and teaching practices, this work emerges as a compilation of the author's experiences as a literature teacher in high school. Thus, it was evidenced that the teaching of literature from texts that contain themes that are close to the realities of the periphery youth is more effective than teaching from the historiography of literature. In this sense, it was also observed that elaborating lessons from the pedagogy of projects, with evaluation methods consistent with the adopted practices, encourages student participation, potentializing events of literary literacy and perception of the act of reading in the formation of readers in high school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectPeripheryen
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleO ensino de literatura em escolas da periferia de Porto Alegre (RS) : os caminhos para uma prática metodológica adequadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001066588pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples