Planejamento estratégico da rede : resultados do movimento empresa júnior a partir de estímulo para crescimento
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O movimento empresa júnior está presente no Brasil desde 1988 e, desde 2010, possui uma estratégia com diretrizes compartilhadas, denominada Planejamento Estratégico da Rede. Desde 2016, a Brasil Júnior, organização que representa e desenvolve as empresas juniores no país, realiza, em conjunto com as federações estaduais, auditorias dos principais indicadores de resultado dessas associações. Tendo pela primeira vez na história uma base de dados confiável e comparativa, cujos dados são relativos ...
O movimento empresa júnior está presente no Brasil desde 1988 e, desde 2010, possui uma estratégia com diretrizes compartilhadas, denominada Planejamento Estratégico da Rede. Desde 2016, a Brasil Júnior, organização que representa e desenvolve as empresas juniores no país, realiza, em conjunto com as federações estaduais, auditorias dos principais indicadores de resultado dessas associações. Tendo pela primeira vez na história uma base de dados confiável e comparativa, cujos dados são relativos aos anos de 2015 e 2016, buscou-se identificar quais foram os principais resultados obtidos nesse intervalo de dois anos, levando-se em consideração que as diretrizes do Planejamento Estratégico da Rede em 2015 e 2016 eram diferentes. Com método ex-postfacto de análise de documentos e data mining utilizando machine learning, buscou-se mapear as diferenças conceituais entre os diferentes documentos de estratégia, os resultados obtidos pela rede nos dois anos e as principais lacunas do movimento empresa júnior, fossem lacunas já supridas (resultados alcançados) ou lacunas que ainda devem ser trabalhadas. Os principais resultados obtidos mostraram os estados com maior e menor crescimento percentual, os grupos de empresas juniores com maior e menor crescimento percentual, bem como relações entre excelentes resultados e tipo de instituição de ensino superior, número de membros da empresa júnior, tempo médio de projetos e alcance da meta de faturamento. A partir da pesquisa executada, dá-se um significativo passo para o uso de inteligência de dados na análise da execução da estratégia, em especial dentro do movimento empresa júnior. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3134)
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