Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPieniz, Mônica Bertholdopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Daniela Limapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:28:22Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178558pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia se baseia na pesquisa a respeito das estratégias de comunicação de marcas artesanais. Para tanto, foi realizado um estudo empírico sobre essas marcas, onde o objetivo geral foi compreender como se configuram as formas de comunicação e relacionamento das marcas autorais com apelo artesanal na região de Porto Alegre, de modo que fosse possível identificar as motivações em abrir uma marca autoral artesanal; verificar se esse movimento de marcas autorais artesanais está relacionado com algum(s) dos movimentos: Slow Moviment, Lowsumerism, Do It Yourself e/ou Makers; e enfim investigar quais são as formas de comunicação e de relacionamento exercidas por essas marcas com os públicos de interesse, sendo esses os objetivos específicos traçados no trabalho. Dessa forma foram trabalhados os conceitos de Consumo (CANCLINI, 1995, p. 54), Comunidade (BAUMAN, 2003) (REQUERO, 2010), Geração Internet (TAPSCOTT, 2010), Públicos (FRANÇA, 2011), Estratégias de Comunicação (GRUNIG, 2011), Relacionamentos (GRUNIG, 2011) e Eventos (ANDRADE, 2001) (FORTES, 2011). Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados no método qualitativo, a partir das técnicas de observação participante (PERUZZO, 2015) e entrevista em profundidade (DUARTE, 2015). Cinco marcas autorais com apelo artesanal foram investigadas a partir da entrevista com seus informantes, chegando-se à conclusão de que há um espírito comunitário na execução das estratégias comunicacionais desempenhadas por essas marcas.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectMarca autoralpt_BR
dc.titleEstratégias de comunicação e o sentido comunitário no mercado : um estudo de marcas autorais com apelo artesanal em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples