Planejamento de tarefas de modelagem matemática a partir de perguntas
Fecha
2017Otro título
Planning of mathematical modeling tasksfrom questions
Materia
Resumo
Neste trabalho investigamos a relação entre o planejamento de tarefas para um ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática e a formulação de perguntas prévias por um grupo de professores de um curso de Mestrado em Ensino de Matemática. Tomamos por base o conceito de enquadramento da teoria de códigos de Basil Bernstein, que trata do controle das interações comunicativas, o qual é utilizado para a classificação das perguntas e tarefas. Evidenciamos, ao final, forte coerência entre as classif ...
Neste trabalho investigamos a relação entre o planejamento de tarefas para um ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática e a formulação de perguntas prévias por um grupo de professores de um curso de Mestrado em Ensino de Matemática. Tomamos por base o conceito de enquadramento da teoria de códigos de Basil Bernstein, que trata do controle das interações comunicativas, o qual é utilizado para a classificação das perguntas e tarefas. Evidenciamos, ao final, forte coerência entre as classificações de perguntas e tarefas, o que corrobora que a prática de elaboração de perguntas pode influenciar diretamente nos ambientes de Modelagem Matemática propostos pelos professores. ...
Abstract
In this work, we investigate the relation between the task planning for a learning environment of Mathematical Modeling and the formulation of previous questions by a group of teachers of a Master’s degree program in Mathematical Teaching. We take the framing concept from Basil Bernstein’s code theory, which is about the control of communicative interactions, and use it to classify the tasks and questions. Finally, we show a strong coherence between the classifications of questions and tasks, w ...
In this work, we investigate the relation between the task planning for a learning environment of Mathematical Modeling and the formulation of previous questions by a group of teachers of a Master’s degree program in Mathematical Teaching. We take the framing concept from Basil Bernstein’s code theory, which is about the control of communicative interactions, and use it to classify the tasks and questions. Finally, we show a strong coherence between the classifications of questions and tasks, which corroborates that the practice of asking questions can directly influence the Mathematical Modeling environments proposed by teachers. ...
En
Vidya. Santa Maria. Vol. 37, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 75-89
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39774)Ciencias Exactas y Naturales (6068)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License