Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:28:16Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0104-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178552pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho investigamos a relação entre o planejamento de tarefas para um ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática e a formulação de perguntas prévias por um grupo de professores de um curso de Mestrado em Ensino de Matemática. Tomamos por base o conceito de enquadramento da teoria de códigos de Basil Bernstein, que trata do controle das interações comunicativas, o qual é utilizado para a classificação das perguntas e tarefas. Evidenciamos, ao final, forte coerência entre as classificações de perguntas e tarefas, o que corrobora que a prática de elaboração de perguntas pode influenciar diretamente nos ambientes de Modelagem Matemática propostos pelos professores.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we investigate the relation between the task planning for a learning environment of Mathematical Modeling and the formulation of previous questions by a group of teachers of a Master’s degree program in Mathematical Teaching. We take the framing concept from Basil Bernstein’s code theory, which is about the control of communicative interactions, and use it to classify the tasks and questions. Finally, we show a strong coherence between the classifications of questions and tasks, which corroborates that the practice of asking questions can directly influence the Mathematical Modeling environments proposed by teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVidya. Santa Maria. Vol. 37, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 75-89pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectFramingen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectPlanning of tasksen
dc.subjectQuestões de examespt_BR
dc.subjectQuestionsen
dc.titlePlanejamento de tarefas de modelagem matemática a partir de perguntaspt_BR
dc.title.alternativePlanning of mathematical modeling tasksfrom questions en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001062070pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples