Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorSantos, Gabriel Fernando Martinspt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:28:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178547pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como tema o marketing, através da promoção de marcas, em plataformas digitais, como o YouTube, a partir do merchandising editorial em vlogs. Como objetivo geral, é visado compreender quais as estratégias comunicacionais são utilizadas pelo vlog Jout Jout Prazer em vídeos de merchandising no YouTube, e como tais estratégias caracterizam o “merchan do amor”. A pesquisa utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Por meio da pesquisa bibliográfica, abordam-se os conceitos de marketing, promoção de marca, merchandising, internet, ciberespaço, convergência midiática, redes digitais e plataformas online, atores sociais e YouTube. Com isso, se tem a base teórica para o desenvolvimento da análise de conteúdo, cujo objeto empírico são os 5 vídeos com maior visibilidade da playlist “merchans do amor” do vlog Jout Jout Prazer. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental e de entrevista semiestruturada. Por fim, identificam-se os formatos e características dos merchandisings descritos e analisados e apontam-se novas perspectivas para futuros estudos na área de promoção de marca por meio de youtubers.pt_BR
dc.description.abstractThis study has marketing as it’s main subject, through brand promotion, in digital platforms, like YouTube, starting from editorial merchandising in vlogs. As a main goal, it is intended to comprehend which communicational strategies are used by the Jout Jout Prazer vlog in merchandising videos on YouTube, and how those strategies qualify as “merchan do amor”. The study uses bibliographic and documental research as well as content analysis. By means of the bibliographic research, addressing the concepts of marketing, brand advertising, merchandising, internet, cyberspace, media convergence, digital networks and online platforms, social actors and Youtube. Thus, having the theoretical basis to develop a content analysis, whose empirical purpose are the five videos with the highest visibility from the playlist “merchans do amor” from Jout Jout Prazer’s vlog. The research was conducted on the basis of document analysis and structured interviews. Finally, the formats and caracteristics of the merchandising depicted and reviewed are identified and new perspectives to future studies on brand promotion through youtubers are point out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJout Jouten
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectYoutubeen
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectBrand promotionen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectMerchandisingen
dc.subjectMarketingen
dc.titleO merchan do amor : um estudo sobre merchandising no Vlog Jout Jout prazerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062811pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples