Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorLanghanz, Samir Romcy Mohrpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:27:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178515pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo identificar, a partir da análise dos conteúdos disponibilizados pelos veículos de comunicação da UFRGS, se a comunicação formal auxilia as ações esportivas da Universidade. Para este tema foi preciso compreender, sobretudo, os propósitos da Universidade, o surgimento do fenômeno esportivo na vida escolar e acadêmica do Brasil, especialmente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, foi preciso identificar os veículos institucionais que estruturam a comunicação da UFRGS. Utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica e o estudo de caso e recorreu-se como técnica de pesquisa a análise documental e a observação participante. Constatou-se que para, de fato, a comunicação melhorar a imagem da UFRGS, a partir do âmbito esportivo, é preciso avançar no entendimento de Comunicação Integrada, tornando a função do Relações Públicas como fundamental, por mediar a relação Esporte-Comunicação-Universidade. Neste caso, identificou-se que é preciso investir no campo do marketing esportivo, como um conceito a ser implementado e para que este, somado aos já existentes, possa complementar as ações de comunicação mercadológica - previsto por Kunsch (1997) no interior da Comunicação Integrada. Ou seja, identificou-se que a comunicação voltada para as práticas esportivas da universidade precisa ser formulada. É necessário um documento que oriente as ações de comunicação para a promoção do esporte universitário, deixando de ser, portanto, reativa, unilateral e incapaz de acompanhar o fluxo das ações esportivas presentes no interior da Instituição observada.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify, based on the analysis of the contents made available by the UFRGS’s communication tools, if the formal communication assists the University's sports actions. For this theme, it was necessary to understand, above all, the University’s purposes, the emergence of the sport phenomenon in Brazil’s school and academic life, especially in the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Beyond that, it was necessary to identify the institutional means that structure UFRGS’s communication. It was used as research method the literature review and the case study and as research technique it was resorted to the documentary analysis and the participant observation. It was verified that, in order to effectively improve UFRGS’s image, from the sport scope, it is necessary to advance the understanding of Integrated Communication, making the Public Relations function fundamental, as it mediates the Sport-Communication-University relationship. For this, it is necessary to invest in the field of sports marketing, as a concept to be implemented and so that, in addition to existing ones, it can complement the actions of marketing communication – predicted by Kunsch (1997) within the Integrated Communication. That is, it was identified that the communication directed to the university’s sports practices needs to be formulated. It is necessary a document that guides the actions of communication for the promotion of university sport, being no longer reactive, unilateral and unable to follow the flow of the sports actions present inside the observed Institution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunication and Sporten
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectComunicação integradapt_BR
dc.subjectSports marketingen
dc.subjectIntegrated communicationen
dc.titleComunicação formal da UFRGS voltada para o esporte universitário da Universidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062955pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples