Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorRabusky, Joana Guterres de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:27:35Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178513pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a construção da realidade social do Brasil por grandes jornais internacionais. Nesse sentido, o presente estudo monográfico tem como principal objetivo verificar se houve alterações sobre como a realidade social brasileira foi retratada por três jornais internacionais nos períodos pré e pós Jogos Olímpicos. Para isso, aciona os conceitos de acontecimento (FRANÇA, 2012), megaevento (STRANGIO, 2016), construção social da realidade (BERGER; LUCKMANN, 1996) e imagem-conceito (BALDISSERA). A metodologia usada para o estudo é a análise de conteúdo com base em Bardin (1997). Como material empírico, serão analisadas as notícias e reportagens veiculadas pelos jornais The Guardian, The New York Times e El País, em dois períodos: 6 meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e um mês após seu encerramento. O estudo indica que o megaevento Olimpíadas Rio 2016, no âmbito das notícias e reportagens dos jornais estudados, apenas impactou parcialmente a imagem-conceito do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as its theme the construction of Brazil’s social reality by major international newspapers. Therefore, the present monographic study has as main objective to verify if there were alterations on how the Brazilian social reality was portrayed by three international newspapers in the periods before and after Olympic Games. For this, it activates the concepts of occurrence (FRANÇA, 2012), mega-event (STRANGIO, 2016), social construction of reality (BERGER; LUCKMANN, 1996) and concept image (BALDISSERA). The methodology used for the study is content analysis based on Bardin (1997). As empirical material, the news and reports published by The Guardian, The New York Times and El País will be analyzed in two periods: 6 months before the opening of the Rio 2016 Olympic Games and one month after its closure. The study indicates that the mega-event Rio 2016 Olympics, within the scope of the news and reports of the newspapers studied, only partially impacted the concept image of Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternational journalismen
dc.subjectJornalismo internacionalpt_BR
dc.subjectImagem-conceitopt_BR
dc.subjectMega eventen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectSocial realityen
dc.subjectConcept imageen
dc.subjectOlympic Games Rio 2016en
dc.titleIsso aqui é um pouquinho de Brasil : a construção da imagem social do Brasil no período Olímpico por jornais internacionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMourão, Isaurapt_BR
dc.identifier.nrb001062900pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples