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dc.contributor.advisorSchmitz, Vera Reginapt_BR
dc.contributor.authorFurlan, Monique Paschoalpt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:27:12Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178494pt_BR
dc.description.abstractO estudo aqui realizado possui como tema principal a comunicação interna no terceiro setor. O objetivo principal compreender qual a principal contribuição e papel da comunicação interna no 3º setor, através das estratégias utilizadas pelos vencedores do Prêmio Excellence, da AIESEC no Brasil (2014 - 2016). Aqui, utilizou-se de análise documental acerca da organização e sua comunicação institucional, somada à um questionário quantitativo aplicado entre os presidentes de cada entidade vencedora em seu ano, com o intuito de compreender a realidade desses escritórios sob a luz de uma pesquisa bibliográfica previamente realizada sobre os temas de terceiro setor e comunicação interna. Para a análise dos dados obtidos, focou-se em entender semelhanças e aspectos específicos de cada um, com a intenção de identificar práticas de comunicação interna possíveis de serem replicadas. Ao final da pesquisa, a conclusão alcançada se delimitou à três pontos principais: a necessidade de mensagem clara com foco em resultados, o foco da comunicação na missão da organização, como equilíbrio entre trabalho e propósito e, por fim, a intenção de desenvolver uma comunicação interna participativa e que proporcione momentos e espaços de trocas entre membros e diretoria, para que todas as pessoas da organização possuam alinhamento e clareza sobre missão e ambição da organização.pt_BR
dc.description.abstractThe study carried out here has as its main theme the internal communication in the third sector. The main objective is to understand the main contribution and role of internal communication in the 3rd sector, through the strategies used by the winners of the AIESEC Excellence Award in Brazil (2014 - 2016). Here we used documentary analysis about the organization and its institutional communication, added to a quantitative questionnaire applied between the presidents of each winning entity in its year, with the purpose of understanding the reality of these offices in the light of a previous bibliographical research held on the themes of third sector and internal communication. For the analysis of the data obtained, it focused on understanding similarities and specific aspects of each one, with the intention of identifying possible internal communication practices to be replicated. At the end of the research, the conclusion reached was limited to three main points: the need for a clear message focused on results, the focus of communication on the organization's mission, how to balance work and purpose, and, finally, the intention to develop a participatory internal communication and that provides moments and spaces of exchange between members and board, so that all the people of the organization have alignment and clarity on the mission and ambition of the organization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternal communicationsen
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectTerceiro setorpt_BR
dc.subjectAIESECen
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectThird sectoren
dc.titleHey, AIESEC: comunicação interna e terceiro setorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062935pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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