Figuras UFRGS da dança : memórias de formandas sobre suas experiências no curso de licenciatura em dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul através da história oral em imagens videográficas
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
“Viver algo notável gera a necessidade de contar: você sabe o que eu vi? Você sabe o que me aconteceu? E tudo o que nos acontece é notável porque nos concerne” (ADES, 2004, p. 235). Diante do exposto, esta pesquisa tem por propósito registrar e compreender a experiência de formandas no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de seus relatos, complementados pela análise de documentos, tenciona-se perceber como se deu a implementação do Curso desde sua ...
“Viver algo notável gera a necessidade de contar: você sabe o que eu vi? Você sabe o que me aconteceu? E tudo o que nos acontece é notável porque nos concerne” (ADES, 2004, p. 235). Diante do exposto, esta pesquisa tem por propósito registrar e compreender a experiência de formandas no Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através de seus relatos, complementados pela análise de documentos, tenciona-se perceber como se deu a implementação do Curso desde sua criação, em 2009, até o ano de 2016. A abordagem metodológica foi inspirada na História Oral, utilizando como instrumento central de coleta de informações entrevistas semiestruturadas, registradas em arquivos videográficos. As seis participantes foram selecionadas considerando o ano de ingresso e o fato de estarem cursando, ou já terem cursado a sétima etapa do Curso. Considerou-se, também, o interesse e disponibilidade para participar da pesquisa. Assim, apresentam-se os relatos de duas discentes ingressantes no ano de 2009, ano de início do curso, duas ingressantes no ano de 2012, ano de transição curricular e outras duas ingressantes do ano de 2013, quando entrou em vigor o currículo reestruturado. Com a finalidade divulgar essas memórias, foi criado um blog chamado “Figuras UFRGS da Dança” que reúne informações sobre a Graduação em Dança, os professores e alunos, seus arquivos videográficos são disponibilizados pública e gratuitamente, possibilitando a reflexão sobre os perfis discentes como agentes transformadores no processo educativo e coletivo, valorizando assim os sujeitos que deixam marcas na história institucional. ...
Abstract
“Living something remarkable generates the need to tell: do you know what I saw? Do you know what happened to me? And everything that happens to us is remarkable because it concerns us” (ADES, 2004, p. 235). In view of the above, this research has the purpose of recording and understanding the experience of about-tograduate students in the Graduation Course in Dance of the Federal University of Rio Grande do Sul. Through their reports, complemented by the analysis of documents, it is intended t ...
“Living something remarkable generates the need to tell: do you know what I saw? Do you know what happened to me? And everything that happens to us is remarkable because it concerns us” (ADES, 2004, p. 235). In view of the above, this research has the purpose of recording and understanding the experience of about-tograduate students in the Graduation Course in Dance of the Federal University of Rio Grande do Sul. Through their reports, complemented by the analysis of documents, it is intended to understand how the implementation of the Course has taken place since its inception in 2009, until 2016. The methodological approach was inspired by Oral History, using semi-structured interviews recorded in videographic files as the central instrument for information collecting. The six participants were selected considering the year of entrance and the fact that they are attending or have already taken the seventh stage of the Course. It was also considered the interest and willingness to participate in the research. Thus, the report presented comes from two incoming students of the year of 2009, year of beginning of the course, two incoming students of the year of 2012, year of syllabus transition and two other new students from the year of 2013, when the restructured syllabus came into force. In order to disseminate these memories, a blog called "UFRGS Dancing Figures" was created, which gathers information about Graduation in Dance, professors and students. Its videographic files are made available publicly and free of charge, allowing reflection on student profiles as transforming agents in the educational and collective process, thus valuing the subjects that leave marks in the institutional history. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (148)
Este item está licenciado na Creative Commons License