Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorLima, Julia Rochapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-18T02:26:28Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178459pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho dedica-se a investigar de que maneira o consumo colaborativo é capaz de atuar nas mudanças socioeconômicas que acontecem na vida de quem o pratica. Para desenvolver esta proposta, a pesquisa baseou-se no estudo de caso do aplicativo Tem Açúcar?, escolhido por abordar de maneira diferente e inovadora os princípios da colaboração através da redistribuição de produtos no ambiente digital, conectando pessoas próximas geograficamente e mostrando-se como uma plataforma que foca na interação entre seus usuários. O trabalho foi apoiado por uma pesquisa teórica que abrange temas da economia, consumo, consumo colaborativo e redes sociais digitais. A análise foi focada em compreender como o Tem Açúcar? se posiciona quanto à sua proposta de consumo colaborativo e em avaliar os processos de interação online e off-line que ocorrem entre os usuários da plataforma. A partir disto foi possível constatar que o aplicativo usado como objeto de estudo de fato se encaixa no sistema colaborativo do mercado de redistribuição, cumprindo sua proposta de consumo consciente e sustentável.pt_BR
dc.description.abstractThe present monograph is dedicated to investigate how the collaborative consumption is able to act in the socioeconomic changes that happen in the life of those who practice it. To develop this proposal, a research was based on the case study of the application Tem Açúcar?, chosen to approach in a different and innovative way the principles of collaboration through the redistribution of products without a digital environment, connecting people nearby and showing up with a platform that focuses on the interaction between its users. The monograph was supported by a theoretical research that covers the subjects of the economy, consumption, collaborative consumption and digital social networks. The analyses was focused on knowing how Tem Açúcar? stands itself when its proposal of collaborative consumption and in evaluation of the processes of interaction online and offline that occurs among the users of the platform. Since that was possible to verify that the app used as study object actually fits the collaborative system of the redistribution market, fulfilling its conscious and sustainable consumption proposal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollaborative consumptionen
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTem Açúcar?en
dc.subjectDigital social networksen
dc.subjectHyperconsumptionen
dc.subjectRedistribution marketen
dc.titleO meu, o seu, os nossos : uma análise sobre o consumo colaborativo na cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001062913pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples