A operacionalização do design thinking : proposição de uma abordagem apoiada nas competências para inovar
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Em resposta à pressão competitiva, as mudanças rápidas das necessidades do consumidor, a inovação é vista como relevante para as empresas buscarem novos caminhos, entrar em novas categorias ou canais de distribuição, assim como produzir novos produtos e serviços. Dessa forma, a inovação passa a ser o principal recurso de vantagem competitiva para muitas organizações diante de um cenário de mudanças rápidas e incertezas. O Design Thinking pode contribuir para o desenvolvimento de inovações, devi ...
Em resposta à pressão competitiva, as mudanças rápidas das necessidades do consumidor, a inovação é vista como relevante para as empresas buscarem novos caminhos, entrar em novas categorias ou canais de distribuição, assim como produzir novos produtos e serviços. Dessa forma, a inovação passa a ser o principal recurso de vantagem competitiva para muitas organizações diante de um cenário de mudanças rápidas e incertezas. O Design Thinking pode contribuir para o desenvolvimento de inovações, devido à natureza do seu processo, voltado a atender às necessidades das pessoas para alcançar o sucesso da inovação. Porém, para inovar, as pessoas envolvidas no processo devem ter as competências necessárias. Nesse sentido, identificar as competências necessárias para a inovação sob a ótica do Design Thinking ajuda também na minimização dos obstáculos para a obtenção do sucesso de uma inovação. Dessa forma, o presente estudo buscou verificar a sustentação teórica do Design Thinking, desenvolvendo uma abordagem para operacionalização do Design Thinking, por meio de um jogo. Além disso, foi desenvolvido e aplicado um instrumento para avaliação das competências necessárias para inovar apoiado nas bases teóricas do Design Thinking, com grupos de estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design A partir dos objetivos estabelecidos nesse estudo, foi possível verificar que a estruturação de um jogo com a base teórica e operacional do Design Thinking ajuda a acelerar o processo de aprendizado, bem como para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos. Além disso, identificou-se que o instrumento para avaliação de competências apontou que há diferenças entre grupos de estudantes, mas que nenhum deles apresentou o perfil desejado. Este instrumento pode ajudar no desenvolvimento dessas competências nesses alunos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Coleções
-
Engenharias (7412)Engenharia de Produção (1233)
Este item está licenciado na Creative Commons License