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dc.contributor.advisorPalma, Miriam Stockpt_BR
dc.contributor.authorPrado, Juliete de Limapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T02:26:19Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178358pt_BR
dc.description.abstractO brincar é o principal comportamento das crianças e é através dele que elas aprendem sobre o mundo que as cerca, desenvolvendo-se de forma integral. Devido às rápidas transformações da sociedade, entre outros fatores que restringem os espaços e tempos para as brincadeiras, as instituições escolares têm se tornado cada vez mais espaços que privilegiam (ou deveriam privilegiar) o brincar. Com isso, acreditamos ser importante que o brincar seja estimulado pelos educadores. O objetivo geral deste estudo foi compreender as concepções de educadoras da Educação Infantil sobre o brincar. Como objetivos específicos: conhecer o discurso de educadoras sobre o brincar na Educação Infantil e, ainda, conhecer as práticas pedagógicas de educadoras relativamente ao brincar na Educação Infantil. Participaram do estudo 4 educadoras e 44 crianças matriculadas nas turmas de Maternal1, Maternal2, Jardim A e Jardim B de uma Instituição de Educação infantil da cidade de Porto Alegre. Como instrumentos de coleta das informações foram utilizadas (a) a observação direta das educadoras e das crianças durante as suas rotinas na instituição e (b) a entrevista semi estruturada com as educadoras. Foram produzidos quatro diários de campo, os quais foram analisados juntamente com as transcrições das entrevistas Através da análise de conteúdo e da triangulação das informações coletadas, obtivemos os seguintes resultados quanto às suas concepções: essa instituição de Educação Infantil dá a oportunidade de as crianças aprenderem e se desenvolverem através das brincadeiras; suas concepções convergem com a literatura em relação à importância do brincar simbólico para o desenvolvimento infantil e à necessidade de ele ser contemplado nos cenários educativos. As educadoras procuram atender as necessidades de brincar das crianças através dos seus projetos pedagógicos; entretanto, devido à rotina estipulada e intensa, o brincar não é contemplado por um tempo maior; o(s) espaço(s) e tempo(s) em que o brincar ocorre são diferentes para turmas de Maternais e de Jardins, ou até mesmo para crianças de mesma turma. Concluímos que, para que ocorra o brincar, é necessário que a instituição escolar pense nos espaços e tempos de brincadeiras e que os educadores possam ser parceiros de jogo para otimizar o aprendizado das crianças.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.titleBrincar : as concepções de educadoras da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064629pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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