Brincar : as concepções de educadoras da educação infantil
dc.contributor.advisor | Palma, Miriam Stock | pt_BR |
dc.contributor.author | Prado, Juliete de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-17T02:26:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/178358 | pt_BR |
dc.description.abstract | O brincar é o principal comportamento das crianças e é através dele que elas aprendem sobre o mundo que as cerca, desenvolvendo-se de forma integral. Devido às rápidas transformações da sociedade, entre outros fatores que restringem os espaços e tempos para as brincadeiras, as instituições escolares têm se tornado cada vez mais espaços que privilegiam (ou deveriam privilegiar) o brincar. Com isso, acreditamos ser importante que o brincar seja estimulado pelos educadores. O objetivo geral deste estudo foi compreender as concepções de educadoras da Educação Infantil sobre o brincar. Como objetivos específicos: conhecer o discurso de educadoras sobre o brincar na Educação Infantil e, ainda, conhecer as práticas pedagógicas de educadoras relativamente ao brincar na Educação Infantil. Participaram do estudo 4 educadoras e 44 crianças matriculadas nas turmas de Maternal1, Maternal2, Jardim A e Jardim B de uma Instituição de Educação infantil da cidade de Porto Alegre. Como instrumentos de coleta das informações foram utilizadas (a) a observação direta das educadoras e das crianças durante as suas rotinas na instituição e (b) a entrevista semi estruturada com as educadoras. Foram produzidos quatro diários de campo, os quais foram analisados juntamente com as transcrições das entrevistas Através da análise de conteúdo e da triangulação das informações coletadas, obtivemos os seguintes resultados quanto às suas concepções: essa instituição de Educação Infantil dá a oportunidade de as crianças aprenderem e se desenvolverem através das brincadeiras; suas concepções convergem com a literatura em relação à importância do brincar simbólico para o desenvolvimento infantil e à necessidade de ele ser contemplado nos cenários educativos. As educadoras procuram atender as necessidades de brincar das crianças através dos seus projetos pedagógicos; entretanto, devido à rotina estipulada e intensa, o brincar não é contemplado por um tempo maior; o(s) espaço(s) e tempo(s) em que o brincar ocorre são diferentes para turmas de Maternais e de Jardins, ou até mesmo para crianças de mesma turma. Concluímos que, para que ocorra o brincar, é necessário que a instituição escolar pense nos espaços e tempos de brincadeiras e que os educadores possam ser parceiros de jogo para otimizar o aprendizado das crianças. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.title | Brincar : as concepções de educadoras da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001064629 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Educação Física (1266)