Cadernos escolares : problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma en ...
Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo. ...
Abstract
This paper focuses the arithmetic problems found in a schoolbook of a pupil of the fourth year of the School Group Ramiz Galvão, located in Rio Pardo, Rio Grande do Sul. At that time Decree No. 8,020, of 1939 was in force, which established the minimum primary education programs, guiding the teachers until the end of the 1950s. The author of the book, Juvenal Rosa Nunes, gave an interview that contributed to the results of this research. From the notebook, the interview, and the Decree, we conc ...
This paper focuses the arithmetic problems found in a schoolbook of a pupil of the fourth year of the School Group Ramiz Galvão, located in Rio Pardo, Rio Grande do Sul. At that time Decree No. 8,020, of 1939 was in force, which established the minimum primary education programs, guiding the teachers until the end of the 1950s. The author of the book, Juvenal Rosa Nunes, gave an interview that contributed to the results of this research. From the notebook, the interview, and the Decree, we conclude that the problems were one of the main activities of Mathematics classes and that, through them, the teacher was searching to portray the students’ daily lives as a means to achieve the objectives established by the official program. The paper also points the existence of similarities between the themes and wordings of the statements of some listed problems and those found in a contemporary edition of the book "First Arithmetic for boys" of Souza Lobo. ...
Contido em
HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Vol. 3, n. 1 (2017), p. 183-195
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Exatas e da Terra (6085)
Este item está licenciado na Creative Commons License