Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Nícolas Giovani dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayara Becker Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T02:26:16Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2447-6447pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178351pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper focuses the arithmetic problems found in a schoolbook of a pupil of the fourth year of the School Group Ramiz Galvão, located in Rio Pardo, Rio Grande do Sul. At that time Decree No. 8,020, of 1939 was in force, which established the minimum primary education programs, guiding the teachers until the end of the 1950s. The author of the book, Juvenal Rosa Nunes, gave an interview that contributed to the results of this research. From the notebook, the interview, and the Decree, we conclude that the problems were one of the main activities of Mathematics classes and that, through them, the teacher was searching to portray the students’ daily lives as a means to achieve the objectives established by the official program. The paper also points the existence of similarities between the themes and wordings of the statements of some listed problems and those found in a contemporary edition of the book "First Arithmetic for boys" of Souza Lobo.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Vol. 3, n. 1 (2017), p. 183-195pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectSchoolbooken
dc.subjectArithmetic problemsen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationen
dc.titleCadernos escolares : problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061813pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples