Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHeldt, Elizeth Paz da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVizini, Simone Thaispt_BR
dc.date.accessioned2018-05-16T02:27:55Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178254pt_BR
dc.description.abstractRecentemente, o constructo unidimensional e a confiabilidade do Questionário de Bullying de Olweus (QBO) - versão vítima e versão agressor - foram avaliados com resultados satisfatórios. O objetivo do presente estudo foi o de verificar evidências de validação das versões do QBO para adolescentes brasileiros por meio do constructo de fatores, da validade de critério e da consistência interna. Trata-se de um estudo transversal e a amostra foi composta por 1401 alunos, de ambos os sexos, com idade entre 10 a 17 anos, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública. O QBO é um instrumento de autorrelato, composto por 23 itens relacionados à prática de bullying (versão agressor) e por 23 itens relacionados à vitimização (versão vítima). Para definir os fatores a serem testados, por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC), considerou-se a característica da atitude representada no item. Cada fator foi composto pelos mesmos itens do QBO-vítima e do QBOagressor, sendo: três fatores - direto físico = 9 itens, direto verbal = 8 itens e indireto = 6 itens; e quatro fatores - físico = 6 itens, verbal = 5 itens, relacional = 9 itens e dano = 3 itens. A validade de critério foi realizada através da análise convergente de correlação com o Questionário de Capacidades e Dificuldades-versão criança (SDQ-C) que foi preenchido concomitante ao QBO. A consistência interna foi verificada pela confiabilidade interavaliadores (coeficiente alfa de Cronbach). A AFC foi realizada com o QBO de 858 (61,2%) adolescentes, categorizados como envolvidos com bullying, sendo: 212 (24,7%) exclusivo vítima; 191 (22,2%) exclusivo agressor e 455 (53%) vítima-agressor. Em ambas as versões, os ajustes da AFC foram considerados satisfatórios, com índices semelhantes tanto para três fatores quanto para quatro fatores. No entanto, a confiabilidade do modelo de três fatores do QBO, para ambas as versões, apresentou melhores coeficientes (α >0,700) e foi considerado satisfatório. A análise de convergência do QBO unidimensional com o SDQ-C demonstrou correlação significativa moderada (r > 0,300) para os domínios conduta com o QBO agressor; relacionamento com o QBO vítima, tanto para meninos quanto para as meninas. Os resultados evidenciaram a possibilidade de identificar as diferentes formas de bullying com base no modelo de três fatores do QBO, definidos como direto físico, direto verbal e indireto. A relevância em definir os fatores das versões do QBO está em aprimorar a avaliação das diferentes formas de bullying, com instrumento validado em nosso meio e, assim, contribuir para especificar diferentes estratégias de intervenção para prevenir o bullying escolar.pt_BR
dc.description.abstractBullying behavioral evaluation with a validated instrument in Brazil is scarce. Recently, the one-dimensional construct and the reliability of the Olweus Bullying Questionnaire (OBQ) - victim and aggressor version - were evaluated with satisfactory results. The objective of the present study was to verify validation evidences of the OBQ versions for Brazilian adolescents through the construct of factors, the criterion validity and the internal consistency. This is a cross-sectional study and the sample was composed of 1401 students of both sexes, aged 10 to 17 years, from the 5th to the 9th grade of elementary school in public schools. The OBQ is a self-report instrument, composed of 23 items related to bullying (aggressor version) and 23 items related to victimization (victim version). To define the factors to be tested through the Confirmatory Factor Analysis (CFA), we took into consideration the characteristic of the attitude represented in the item. Each factor was composed of the same OBQ-victim and OBQ-aggressor items, being: three factors - direct physical = 9 items, direct verbal = 8 items and indirect = 6 items; and four factors - physical = 6 items, verbal = 5 items, relational = 9 items and damage = 3 items. Criterion validity was performed through the convergent analysis of correlation with the Strengths and Difficulties Questionnaire - child version (SDQ-C) that was completed concomitantly with the OBQ. The internal consistency was verified by inter-rater reliability (Cronbach's alpha coefficient). The AFC was performed with the OBQ of 858 (61.2%) adolescents categorized as being involved in bullying, being: 212 (24.7%) exclusive victim; 191 (22.2) exclusive aggressor and 455 (53%) victimaggressor. In both versions, AFC adjustments were considered satisfactory with similar indices for the three factors and the four factors. However, the reliability of the three factor OBQ model for both versions had better coefficients (α > 0.700) and was considered satisfactory. The convergence analysis of the unidimensional OBQ with the SDQ-C demonstrated a moderate significant correlation (r > 0.300) for the conduct domains with the aggressor OBQ; in relation to the victim OBQ, for both boys and girls. The results show the possibility of identifying the different forms of bullying based on the three factor model of OBQ, defined as direct physical, verbal direct and indirect. The relevance of defining the factors of the OBQ versions is in improving the evaluation of the different forms of bullying, with a validated instrument in our environment, and thus contributing to specify different intervention strategies to prevent school bullying.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBullying Factor Analysisen
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectReliability and validityen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.subjectQuestionário de bullying de Olweuspt_BR
dc.titleEvidências de validação do Questionário de Bullying de Olweus versão vítima e versão agressor para adolescentes brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021072pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples