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dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Albani dept_BR
dc.contributor.authorMendoza, Carolina da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-16T02:27:24Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178214pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa busca analisar ações de mediação dos projetos pedagógicos de cinco edições da Bienal do Mercosul (6ª – 2007, 7ª – 2009, 8ª – 2011, 9ª – 2013 e 10ª – 2015), a partir dos documentos e publicações disponíveis ao público, e utilizando o conceito de experiência segundo Jorge Larrosa como base teórica das questões de mediação. As ações analisadas são: as visitas mediadas que ocorrem dentro dos espaços de exposição, com a presença de um mediador; os materiais educativos que são produzidos e distribuídos aos públicos como forma de atuação fora da instituição de arte e os espaços físicos ocupados pelos programas educativos dentro da expografia das mostras. Com isso procura-se mostrar que a mediação vai além de um processo dialógico que exige um sujeito mediador, mas um processo que se utiliza também de objetos e estruturas para estabelecer uma relação de experiência entre públicos e arte. A escolha do uso de documentações disponíveis vem a mostrar de que formas essas experiências são registradas e quais acessos temos a elas atualmente.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to analyze actions of mediation of the pedagogical projects of five editions of the Mercosur Biennial (6th - 2007, 7th - 2009, 8th - 2011, 9th - 2013 and 10th - 2015), based on documents and publications available to the public, and using the concept of experience according to Jorge Larrosa as the theoretical basis of mediation questions. The actions analyzed are: the mediated visits that occur within the exhibition spaces, with the presence of a mediator; the educational materials that are produced and distributed to the public as a way of acting outside the art institution and the physical spaces occupied by the educational programs within the expografia of the shows. The purpose of this work is to show that mediation goes beyond a dialogic process that requires a mediating subject, but a process that also uses objects and structures to establish a relationship of experience between public and art. The choice of the use of available documentation comes to show how these experiences are recorded and what accesses we have to them currently.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercosur Biennialen
dc.subjectBienal do Mercosul : Artes visuaispt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPedagogical projecten
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEducational materialsen
dc.subjectMateriais educativos e de divulgaçãopt_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectExposição (Arte)pt_BR
dc.titleExperiências de mediação na Bienal do Mercosul de 2007 a 2015pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001066375pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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