Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.contributor.authorBatista, Bruno Nunespt_BR
dc.date.accessioned2018-05-11T02:33:17Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2447-4436pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178120pt_BR
dc.description.abstractComo construir conhecimento geográfico na contemporaneidade? Quais caminhos podem ser tomados na formação docente frente às expectativas da sociedade da informação? Existe no presente uma racionalidade pedagógica? Através desses e de outros questionamentos, o artigo tem como objetivo encetar uma reflexão acerca do ensino de Geografia enquanto uma emancipação docente e discente alicerçada na oportunidade à criatividade e que trabalhe pela incerteza. Para isso, é elencado o pensamento complexo e seus princípios, presentes na obra de Edgar Morin, no âmbito de uma conexão com a Geografia escolar. Um conhecimento aproximativo, provisório e unido pela totalidade da cultura, da biologia e da sociedade constitui uma âncora para o professor ressignificar sua prática e dar sentido ao seu conhecimento e mobilizando saberes, representa de forma semelhante, um ideal de planejamento didático como artefato estratégico, consciente das aleatoriedades do espaço geográfico e aberto às aventuras do acaso e da imprevisibilidade histórica. Nesse sentido, a obra de Edgar Morin contempla não uma inovadora educação, mas um outro olhar sobre os processos pedagógicos, que começam a serem pensados pela ótica da compreensão humana, da religação de saberes e do restabelecimento da ética e da solidariedade, em meio à globalização.pt_BR
dc.description.abstractHow to build geographical knowledge in contemporary times? What paths can be taken in teacher education in response to the expectations of the information society? Is there a pedagogical rationality in the present? Through these and other questions, the article aims to initiate a reflection about the teaching of Geography as a teacher and student emancipation grounded in the opportunity to creativity and work for uncertainty. For this, the complex thinking and its principles, present in the work of Edgar Morin, within the scope of a connection with the school Geography are listed. An approximate knowledge, provisional and united by the totality of culture, biology and society is an anchor for the teacher to re-signify its practice and give meaning to its knowledge and mobilizing knowledge, similarly represents an ideal of didactic planning as a strategic artifact, conscious of the randomness of geographical space and open to the adventures of chance and historical unpredictability. In this sense, the work of Edgar Morin contemplates not an innovative education, but another look at the pedagogical processes, which begin to be thought from the perspective of human understanding, the reconnection of knowledge and the restoration of ethics and solidarity, in the midst of globalization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ensino de Geografia (Recife). 2018. Vol. 1, n. 1 (2018), p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeography Teachingen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectComplex thinkingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectKnowledge knowledgeen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleAproximação e emergência para uma postura emancipatória no ensino da geografia : bem-vindos à incertezapt_BR
dc.title.alternativeApproach and emergency to an emancipatory positions in geography education : welcome to uncertaintyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001062889pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples