Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Letícia Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-10T02:31:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/177739pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura responder à questão: como as montagens das trilhas sonora e imagética, na primeira temporada de Stranger Things, constroem o suspense da narrativa? Para responder a essa questão, a pesquisa apresentou as características do suspense e as técnicas conferidas pela montagem que podem produzir o suspense. Assim, o desenvolvimento teórico tratou primeiro de o caracterizar, usando como exemplo o mestre nesta arte, Alfred Hitchcock, seguido do suspense proporcionado pela serialização televisiva e das técnicas que proporcionam suspense na serialização. Também apresentar a Netflix como uma plataforma nova e inovadora de assistir audiovisuais que, com o selo Netflix Original, vem popularizando ainda mais o consumo de séries e de seriados, e a partir da qual mudou-se as formas de consumí-los, podendo ser saboreadas ou devoradas, e, assim, transformando o espectador em “maratonistas” ou “super-maratonistas”. No terceiro capítulo, escreveu-se a respeito da atividade do montador, seguido por técnicas de montagem e elementos sonoros e imagéticos que influem no suspense, sendo eles: a) a relação campo e fora de campo, e o ritmo, na imagem, e b) o grave, o ruído e o silêncio, no som. Para responder a questão-problema e compreender a construção do suspense a partir das relações imagéticas e sonoras compostas entre a narrativa e a montagem, o capítulo de análise trouxe a primeira temporada de Stranger Things, da Netflix, como objeto Foram escolhidos quatro recortes de três cenas, onde os elementos analisados são mais evidentes. A primeira delas com duração de dois minutos e três segundos, do segundo capítulo, sobre a qual foi elaborado um quadro de comparação entre imagem e som. Os três seguintes encontram-se no oitavo capítulo: um deles na casa dos Byers, de 50 segundos, e outros dois na Hawkins Middle School, com, respectivamente, 29 e 20 segundos. Ao final concluiu-se a importância das relações sonoras e imagéticas proporcionadas pela montagem, bem como a complementariedade das informações internas à narrativa para a construção do suspense na primeira temporada de Stranger Things.pt_BR
dc.description.abstractThis paper seeks to answer the question: how does the soundtrack and imagery montages in the first season of Stranger Things build the suspense of the narrative? To answer this question, the research presented the characteristics of the suspense and techniques conferred by the edition that can produce the suspense. Thus, theoretical development first dealt with it, using as an example the master in this art, Alfred Hitchcock, followed by the suspense provided by television serialization and techniques that provide suspense in serialization. In addition to presenting Netflix as a new and innovative platform to watch audiovisuals that, with the label Netflix Original, has been popularizing even more the consumption of series, and from which changed the ways of consuming them, and can be savored or devoured, and thus transforming the viewer into “binge watcher” or “binge racer”. In the third chapter we wrote about the activity of the assembler, followed by assembling techniques and sound and image elements that influence the suspense, being the relation field and out of field and the rhythm in the image, and the serious, the noise and silence, in the sound. In order to answer the problem question and to understand the construction of the suspense from the imaginary and composite relations between the narrative and the edition, the chapter of analysis brought the first season of Stranger Things, by Netflix, as an object Four cuts of three scenes were chosen, where the analyzed elements are more evident. The first one lasted two minutes and three seconds, from the second chapter, on which a picture of the comparison between image and sound was elaborated. The next three are in the eighth chapter: one in the Byers' house, 50 seconds, and two in the Hawkins Middle School, with 29 and 20 seconds, respectively. In the end the importance of the sound and image relations provided by the edition, as well as the complementarity of the internal information to the narrative, for the construction of the suspense in the first season of Stranger Things was concluded.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSuspense Buildingen
dc.subjectMontagem cinematográficapt_BR
dc.subjectStranger Things (Série de televisão)pt_BR
dc.subjectImage editionen
dc.subjectSound editionen
dc.subjectSound-imagery relationshipen
dc.subjectStranger Thingsen
dc.titleStranger Things : o papel da montagem na construção do suspensept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAlmeida, Guilherme Fumeopt_BR
dc.identifier.nrb001062610pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples