Mostrar el registro sencillo del ítem
O uso estratégico do Instagram por influenciadores digitais: um estudo de caso de Duda Fernandes
dc.contributor.advisor | Primo, Alessandra Teixeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Bandeira, Marilia Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-10T02:30:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/177723 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal compreender os usos estratégicos do site de rede social Instagram por influenciadores digitais, por meio do estudo de caso de Duda Fernandes. No referencial teórico, são abordados aspectos sociais e culturais que contextualizam como o fenômeno dos influenciadores digitais se desenvolve, com autores como Castells, Lemos e Lévy e Primo. Posteriormente, estuda-se o fenômeno em si, bem como sua formação e principais características, através de autores como Karhawi, Fernandes e Zanetti. Também são explorados conceitos como redes sociais na internet, sites de redes sociais e as principais especificidades e usos do Instagram, com Recuero, Lira e Araújo, Martino, entre outros. Como estratégias metodológicas, optou-se pelo estudo de caso, realizado por meio de uma entrevista estruturada com a influenciadora, em que os dados transcritos foram analisados através da análise de conteúdo categorial. Como resultado, pode-se destacar que o uso do site de rede social Instagram é uma das estratégias que a influenciadora utiliza para reforçar sua presença no ambiente digital, assim como por meio de outros sites de redes sociais, a exemplo do Facebook e do YouTube. O Instagram possibilita a aproximação de Duda Fernandes com seu público, através de conteúdos cotidianos sobre sua vida, porém não possui atribuição exclusiva na sua trajetória como influenciadora digital. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aims to understand the strategic uses of the Instagram social networking site by digital influencers through the case study of Duda Fernandes. In the theoretical review, social and cultural aspects that contextualize how the phenomenon of the digital influencers is developed are examinated. Later, the phenomenon itself is studied, as well its formation and main characteristics. Concepts as the social networks on the internet, social networking sites and the main specificities and uses of the Instagram are explored too. As methodological strategies, the intent was a case study, carried out with a structured interview with the influencer, where the transcribed data were analyzed through categorical content analysis. As a result, it can be inferred that the use of the Instagram social networking site is one of the strategies that the influencer uses to strengthen its digital presence, as well as through other social networking sites, such as Facebook and YouTube. Instagram enables the approach of Duda Fernandes with its public, through daily contents about her life, but it does not have an exclusive attribution in its trajectory as a digital influencer. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Instagram (Site) | pt_BR |
dc.subject | Digital influencer | en |
dc.subject | Social networks | en |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | O uso estratégico do Instagram por influenciadores digitais: um estudo de caso de Duda Fernandes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Matos, Ludimila Santos | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001062623 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Comunicación Social (1830)