A cidade no museu: representações da cidade de Canoas no Museu Hugo Simões Lagranha (Rio Grande do Sul, Brasil)
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Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O Museu Hugo Simões Lagranha, instituição de Canoas/RS, desde sua criação em 1990 passou por três sedes. A última mudança ocorreu no ano de 2016, quando teve sua exposição transferida para um novo espaço cultural inaugurado na cidade, a Casa dos Rosa. Partindo da concepção desse Museu como um museu de cidade, que se propõe a representar o espaço urbano em que está inserido, este trabalho se propõe a investigar como a cidade se faz presente em duas exposições que o Museu Hugo Simões Lagranha pro ...
O Museu Hugo Simões Lagranha, instituição de Canoas/RS, desde sua criação em 1990 passou por três sedes. A última mudança ocorreu no ano de 2016, quando teve sua exposição transferida para um novo espaço cultural inaugurado na cidade, a Casa dos Rosa. Partindo da concepção desse Museu como um museu de cidade, que se propõe a representar o espaço urbano em que está inserido, este trabalho se propõe a investigar como a cidade se faz presente em duas exposições que o Museu Hugo Simões Lagranha promoveu no ano de 2017, a partir de cada escolha expológica: acervos selecionados, textos expositivos elaborados e recursos expográficos empregados. Para realizar a pesquisa foram aplicadas como metodologia a análise documental (documentos oficiais cedidos pelo Museu, sites institucionais, jornais locais, por exemplo), observações in loco e entrevistas semiestruturadas com os envolvidos no processo de concepção das exposições. Para o embasamento teórico do trabalho, os conceitos que tiveram destaque foram: cidade, representação, identidade e imaginário, dialogando com diversos autores, tais como: Michel de Certeau, Sandra Jatahy Pesavento, Tereza Scheiner, Ulpiano de Bezerra de Meneses e Zygmunt Bauman. O trabalho ressaltou que as exposições analisadas se constituem a partir de acervos vinculados a personalidades de Canoas, evocando narrativas fragmentadas sobre a cidade e reafirmando discursos de poder. Conclui que os museus históricos, entre esses, os museus de cidade, precisam diversificar as narrativas expostas para estarem em sintonia com as demandas contemporâneas dos locais em que estão inseridos. ...
Abstract
The Hugo Simoes Lagranha Museum, an institution of Canoas/RS, since its creation - in 1990 - has passed through three headquarters. The last change was in 2016 when its exhibition was transferred to a new cultural space inaugurated in the city, the Casa dos Rosa. Starting from the principle considering this Museum as a city museum, which proposes to represent the urban space in which it is inserted. This work proposes to investigate how the city is present in two exhibitions that the Hugo Simoe ...
The Hugo Simoes Lagranha Museum, an institution of Canoas/RS, since its creation - in 1990 - has passed through three headquarters. The last change was in 2016 when its exhibition was transferred to a new cultural space inaugurated in the city, the Casa dos Rosa. Starting from the principle considering this Museum as a city museum, which proposes to represent the urban space in which it is inserted. This work proposes to investigate how the city is present in two exhibitions that the Hugo Simoes Lagranha Museum promoted in the year of 2017, from each exposition choice: collections selected, expository texts elaborated and expographic resources applied. In order to carry out the research, documentary analysis - of official documents lent by the Museum, institutional websites, local newspapers, for example - was applied as methodology, on-site observations and semi-structured interviews with those involved in the design process of the exhibitions. For the theoretical basis of the work, the concepts highlighted were: city, representation, identity and imaginary; connecting with several authors, such as Michel de Certeau, Sandra Jatahy Pesavento, Tereza Scheiner, Ulpiano de Bezerra de Meneses and Zygmunt Bauman. The work emphasized that the exhibitions analyzed are composed of collections linked to personalities of Canoas, evoking fragmented narratives about the city and reaffirming speeches of power. It concludes that the historical museums - among them, the city museums - need to diversify the narratives exposed, in order to be aligned with the contemporary demands of the places in which they are inserted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
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TCC Museologia (153)
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